

O formato de vídeo curto e na vertical já se tornou uma das principais formas de se consumir informação e anunciar. Para além do TikTok, dos Reels do Instagram e dos “shorts” no Youtube, o formato vertical já se consolida como as pessoas registram acontecimentos do dia a dia. E com o excesso de informações, a capacidade de atenção das pessoas vem sendo reduzida.
A despeito de qualquer debate que se possa ter sobre essas questões, o fato é que sua marca pode – e deve – investir neste formato.
Mas que tipo de vídeo curto você pode produzir? Vamos pensar juntos em alguns formatos que podem auxiliar sua marca a se conectar com o público, ampliar o alcance e melhorar a confiança da audiência!
Antes de começar, vale lembrar as principais redes sociais que trabalham com vídeo curto.
TikTok: a rede social já aceita vídeos de até 10 minutos de duração e foi criada em 2016, popularizando-se a partir de 2018.
Facebook Reels: espaço dentro do Facebook para publicar vídeos de até 90 segundos, a ferramenta foi a resposta da rede social ao sucesso do TikTok.
Instagram Reels: o mais bem sucedido espaço de publicação de vídeo curto depois do TikTok está no Instagram, onde é possível publicar vídeos de até 20 minutos (embora eles tenham uma entrega dificultada quanto têm mais de 3 min), também é conectado ao Facebook, por também ser da meta – e assim é possível replicar os vídeos entre uma rede e outra, caso você tenha conta nas duas.
Youtube Shorts: a resposta do Youtube/Google ao sucesso do TikTok foi lançada em 2021, depois das outras, e permite a postagem de vídeos com até 3 minutos, embora também dê ênfase às publicações de até 60 segundos.
Kwai: plataforma chinesa como o TikTok, o Kwai se popularizou no Brasil a partir de 2019, especialmente entre as classes C, D e E, que produzem desde vídeos de dança até diários de rotina e encenações. Os vídeos podem ter até 5 minutos de duração.
Vamos a alguns formatos que você pode aproveitar para sua marca chegar a mais pessoas!
Se você participou de um podcast, produziu vídeos institucionais tradicionais, realizou alguma ação, entre outras inúmeras possibilidades, aproveite o poder de impacto do vídeo curto para fazer recortes com falas, destaques e outras informações destes vídeos longos! Isso tende a levar a mensagem da marca para mais pessoas!
Pode parecer simples demais, mas esse tipo de vídeo curto tem alto poder de conexão: uma pessoa falando para a câmera e anunciando novidades ou oferecendo informações diversas. Muita gente vai se interessar. Não se esqueça de colocar legendas para aumentar a acessibilidade!
Metade da tela (geralmente a parte de baixo) tem uma pessoa reagindo a um vídeo. Na parte de cima (ou na tela toda, com a pessoa apenas no canto da tela), é exibido um vídeo que já viralizou, ou que conta com informações falsas, ou que mereça alguma atenção. A pessoa que reage pode apenas dar risada de algo engraçado, comentar o que achou, acrescentar informações, ou rebater o que assiste. Esse tipo de conteúdo tende a dar muito resultado a chamar atenção do público.
Quem disse que o vídeo institucional de uma marca precisa de 20 minutos de duração e ser exibido no projetor de um evento? É possível transformar um institucional em vídeo curto e formato vertical. Basta ser sucinto e criativo para mostrar ao público aquilo que é mais importante. Se quiser, você pode “desmembrar” um vídeo longo em publicações variadas!
A criatividade não precisa de limites quando a ideia é fazer brincadeiras e apostar no humor! Vídeos promocionais, brincadeiras da equipe, cenas de “dancinhas” (que seguem chamando atenção), e até mesmo montagens engraçadas com memes já existentes podem fazer parte das publicações de uma marca, desde que isso faça sentido para seus objetivos e seu público-alvo!
O formato de vídeo curto já mudou e continua mudando a maneira de se comunicar, anunciar e oferecer informação ao público. Geralmente, são estes vídeos que conseguem “furar bolhas” e chegar a novos públicos. Por isso, para a maioria das marcas, é fundamental produzi-los.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?