Sua marca quer chamar atenção nas redes sociais ou em alguma peça publicitária? Então você vai precisar ser o mais criativo possível. Afinal, quanto maior a criatividade, mais a sua marca se destacará!
A criatividade se caracteriza por gerar ideias, conceitos e soluções originais. Pessoas criativas geralmente pensam de maneira menos convencional e conectam informações e experiências de forma diferenciada, muitas vezes desafiando o status quo. Além disso, ser criativo é algo muitas vezes subjetivo: varia conforme as referências culturais de uma pessoa, e muda conforme a área do conhecimento, já que uma pessoa pode ser criativa visualmente enquanto outra pode sê-lo musicalmente, por exemplo. Em certo nível, também podemos dizer que não existe a criatividade “pura”: é impossível criar uma ideia a partir do nada, por isso a criatividade sempre virá de conexões feitas com outras criações anteriores.
Pensando nisso, listamos algumas ideias de como melhorar a criatividade na produção de peças publicitárias para a sua marca:
Tente imaginar uma pessoa específica que simbolize o público que a sua empresa quer atingir. Após criar essa persona (termo técnico realmente usado), busque imaginar o que ela ouviria, que hábitos ela teria, entre outras características possíveis. Isso certamente vai ajudar a formar imagens mentais e sentimentos relacionados ao que deve ser criado.
Fazendo isso, você já garante que o anúncio trará sentimentos que mais fazem sentido para a marca.
Que música esse produto te faz lembrar? Que filme tem relação com a palavra-chave? Que frase conhecida ou obra de arte combina com a proposta do anúncio? Fazer referências culturais – sejam elas óbvias ou sutis – geralmente amplia a possibilidade de ser mais criativo. E quanto mais inusitada for a conexão, mais ela surpreenderá o público.
É importante destacar que as “referências culturais” podem ser tanto da cultura popular quanto das mais eruditas.
Uma forma de ser mais criativo nos anúncios publicitários é observando outras produções. Por isso, é importante buscar por peças publicitárias e campanhas já produzidas, sejam elas da mesma área e tema, sejam diferentes em algum aspecto. Afinal, além de permitirem que você desenvolva suas próprias ideias, o contato com outras coisas já produzidas ajuda a saber se as suas ideias são realmente criativas, ou se já pensaram em algo parecido anteriormente.
Uma coisa é fato: não dá para ser muito criativo se você não tiver contato com produções culturais e artísticas. É o contato com obras das mais diversas que estimula o cérebro, causa incômodo e questionamentos, e promove cada vez mais conexões.
Assista mais filmes (e que não sejam apenas produções de um único país ou gênero). Leia o máximo de livros possíveis e frequente exposições, shows, mostras artísticas e peças de teatro sempre que possível – abrindo espaço tanto para o mais popular quanto para o menos popular.
É isso que forma a base da criatividade, que também é algo impossível de mensurar: o repertório.
Ser criativo significa pensar de forma não convencional para assim encontrar conceitos e soluções inovadoras. Pessoas criativas desafiam o status quo e observam o mundo com algum nível de descrença nas soluções já existentes, sempre requerendo do mundo algo melhor. Assim sendo, é importante que tudo a ser feito de forma criativa venha com o propósito de questionar algo ou propor ideias novas que, em alguma instância, mesmo que sutil, promovam mudanças na sociedade.
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