Dicas

4 formas de avaliar os resultados da equipe de marketing

08/02/23

Você tem uma empresa e uma equipe de marketing, certo? Essa equipe pode ser interna ou terceirizada, e deve atuar em diferentes estratégias. Acertei? Aposto que algumas dessas táticas são mais tradicionais e voltadas ao mundo offline, e talvez a maior parte esteja voltada para o marketing digital.

Se essa é a sua realidade, talvez você tenha problemas ou dúvidas na hora de avaliar os resultados que a equipe de marketing está conquistando.

Por isso, decidimos comentar algumas formas de avaliar e mensurar os resultados do marketing realizado para sua empresa.

Antes de tudo, é preciso tempo!

Antes de compreender as maneiras de avaliar resultados, é preciso compreender que estratégias de marketing precisam de tempo. É claro que existem formas rápidas e aceleradas de divulgar algum produto ou campanha, mas o fato é que o fator tempo costuma ser um grande amigo dos resultados.

Especialmente em caso de marcas novas ou empresas jovens, os líderes precisam entender que o público vai precisar de algum tempo para reconhecer os produtos ou serviços e absorver a proposta do seu negócio.

Tenha noção disso, e você vai ter menos dor de cabeça!

1- Pergunte aos novos clientes: como conheceram a marca?

Você está fazendo várias coisas para divulgar sua marca, né? Talvez você esteja até mesmo distribuindo panfletos (eles não precisam ser abolidos só porque existem técnicas de marketing digital). Dependendo do seu negócio, pode ser uma boa ideia apostar em anúncios em revistas, rádio, Outdoors e OOH (out-of-home: telas em locais públicos com notícias e publicidade).

Se as estratégias são variadas, é interessante enviar um questionário de pesquisa ou apenas fazer esta pergunta em algum momento do pós-venda. Dependendo do caso, se for um restaurante ou uma loja, por exemplo, oriente os profissionais do atendimento a questionar o público. Anote e procure observar quais as principais fontes dos novos clientes.

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2- Calcule o CAC e ROI.

Estas duas siglas têm relação com estratégias de marketing digital, mas não somente. Enquanto o CAC é o Custo de Aquisição de Cliente, o ROI é o Retorno sobre Investimento (em inglês).

Para calcular o CAC, uma empresa deve calcular todos os gastos com as operações de marketing (incluindo salários, campanhas, comissões de venda, etc) e dividir pela quantidade de clientes adquiridos no período. A ideia é que o custo seja o mais baixo possível, pois significa que o lucro será maior.

Para calcular o ROI, é preciso ver os custos de uma determinada campanha (de anúncios em redes sociais, por exemplo) e a quantidade de compras realizadas na página de vendas. Neste caso, quanto maior for o retorno, melhor será – e se ele for bom, o CAC vai diminuir.

3- Calcule e verifique as taxas de conversão.

Como estão os números de conversão do seu funil de vendas? Se você utiliza campanhas para levar pessoas ao seu site, é possível ver quantos clicaram, quantos realizaram a compra, e quantos caíram no seu funil de vendas (como um lead, ou seja, um contato de e-mail como cliente potencial).

O cálculo é praticamente o mesmo utilizado para o ROI, mas neste caso pode não estar necessariamente atrelado às vendas. Ou seja: se o seu objetivo atual é conquistar uma base de leads ou ter acessos ao site, por exemplo, este já é um bom resultado. Isso é comum em clientes que não fazem venda direta, por exemplo.

Converse com a equipe de marketing para fazer esses cálculos!

4- As vendas estão aumentando? A demanda está crescendo?

Por fim, se não for o momento de calcular com tanta minúcia os resultados das ações, basta observar os resultados gerais. Então a pergunta a se fazer é: como estão as vendas? Como estão as mudanças nos hábitos dos consumidores? De que forma o negócio está dando resultados?

Se você não tinha nenhuma estratégia de marketing e passou a realizar diversas ações nos últimos tempos com uma equipe de marketing, mas as vendas continuam as mesmas e os resultados que você busca não foram alcançados (sejam leads, vendas ou aumento do ticket médio, por exemplo), é importante verificar o que está acontecendo – e se os resultados estão vindo após as estratégias de marketing, é porque elas provavelmente estão funcionando.

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