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3 coisas que devem ser feitas AGORA para chegar ao topo do Google

08/12/22

Ser encontrado pelas pesquisas e estar no topo do Google pode ser um desafio e tanto! O conteúdo que publicamos, seja em forma de vídeo, texto ou outros tipos, precisa contar com diversos tipos de mecanismos que o tornem mais fácil de ser encontrado, destacando-se dos demais.

Já comentamos, neste blog, sobre diversos tipos de estratégias de SEO que envolvem o uso de palavras-chave, elaboração de conteúdo de qualidade e melhorias na qualidade do site.

No entanto, existem algumas medidas que vão além, e que podem ser feitas para contribuir ainda mais para que o seu conteúdo se destaque no SEO.

Quer chegar ao topo do Google? Confira algumas medidas que podem ser feitas AGORA:

1- Links de âncora para textos longos

Se o conteúdo de uma página contém um texto longo, com diversos subtítulos e seções, o Link de Âncora tem um papel importante em melhorar a experiência do usuário e fazê-lo permanecer mais na página. O trabalho de fazer isso requer alguns conhecimentos de HTML, e demanda a criação de blocos de código em seções do texto. Essa técnica também ajuda o seu conteúdo a aparecer na seção “As pessoas também perguntam” (chamada de PPA), que tem sido cada vez mais comuns nos resultados das pesquisas do Google. Aliás, fica a dica: utilize as perguntas dessa seção para criar títulos e subtítulos do seu conteúdo!

2- Invista em Long Tail e Head Tail (juntos)

Perdoe o uso de termos técnicos, mas vamos à explicação.

“Head Tail” são palavras-chave curtas, mas com termos amplos e genéricos que as pessoas podem digitar no campo de busca do Google. “Plantas suculentas” e “roupas infantis” são exemplos que podemos citar. Ter seu conteúdo com esse tipo de palavra-chave vai gerar uma cauda longa do conteúdo (muita gente vai procurar por eles ao longo de muito tempo), mas pode gerar menos resultado, pois são pessoas apenas buscando informações.

“Long Tail” são palavras-chave longas (geralmente com três a quatro palavras) que especificam uma busca. Investir nesse tipo de palavra-chave pode levar o conteúdo a ser menos acessado, pois trata-se de uma pesquisa específica, mas que costuma gerar mais resultados. Por exemplo: “suculentas raras online” ou “roupas infantis antialérgicas” podem não ser os termos mais procurados, mas quem faz essa busca provavelmente vai comprar o produto que você oferece.

Produza conteúdo com esses dois tipos de termos!

3- Para chegar ao topo do Google, obtenha links que levem ao seu site

Uma estratégia muito importante de SEO é chamada de “link Building”, e significa basicamente conectar artigos e informações de qualidade com links que facilitem a vida do leitor e usuário. Os links internos são importantes, e até mesmo os links que saem do seu site e vão para outro também ajudam a demonstrar qualidade de informação (especialmente quando você mostra uma fonte de informação ou acesso a um site importante de serviços, por exemplo).

No entanto, os chamados inbound links são muito importantes, e existem formas diferentes de consegui-los.

Uma forma bastante técnica é por meio do uso de ferramentas como a SEMRush, que permite analisar backlinks e verificar sites com links quebrados, que permitem que você entre em contato com o site para oferecer o link da seu site naquele link que ia, antigamente, para um concorrente cuja página saiu do ar.

Outras formas envolvem a publicação de conteúdo pago em páginas de sites e blogs, que tenham links para o seu site. Contratar uma agência de Relações Públicas também pode levar conteúdo em forma de release a ser publicado em outros sites.

Também existem ferramentas de Brand Monitoring, que monitoram as citações feitas à sua marca na internet, e que podem abrir brechas para que os sites com essas menções tenham links para a sua página.

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