Sua marca já está presente no Bluesky? Recentemente, a rede social fundada em 2021 ganhou uma quantidade significativa de seguidores, e vem se mostrando um espaço importante para as marcas.
Com isso em mente, decidimos trazer algumas informações importantes sobre a rede social para que você possa analisar se é o momento de ter um perfil para sua marca na plataforma.
O Bluesky é uma rede de microblogue descentralizada. Isso significa que a plataforma tem servidores externos e utiliza protocolos abertos de programação, sem blockchain, o que indica que a plataforma é muito mais aberta a mudanças, já que programadores podem desenvolver ferramentas atreladas à rede social sem depender de iniciativas vindas “de cima”.
A rede social tem uma dinâmica muito parecida com a do X (antigo Twitter), e começou a ser desenvolvida em 2019, tornando-se uma alternativa aos usuários descontentes com o Twitter, e ganhando mais adeptos após as mudanças drásticas após a aquisição desta pelo empresário Elon Musk.
Uma das características que tem levado muitos usuários ao Bluesky é a promessa de uma moderação mais cuidadosa do conteúdo publicado, bem como algoritmos menos centralizadores, ou seja, que permitam a divulgação de trabalhos em outros sites por parte dos produtores de conteúdo.
Entre brasileiros, a rede social se tornou ainda mais popular em comparação com outros países. Segundo o Meio & Mensagem, no mês de setembro de 2024, a “rede social da borboleta” alcançou os 10 milhões de usuários, especialmente após o bloqueio do X no Brasil (de 30 de agosto a 8 de outubro) em função de descumprimentos judiciais. Foi a partir desta marca que a Bluesky implementou a ferramenta de publicação de vídeos na plataforma.
Mais recentemente, em novembro de 2025, a rede atingiu a marca de 15 milhões de usuários, segundo o The New York Times. A matéria de Mike Isaac no jornal estadunidense explica que a nova onda de crescimento vem na esteira da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. O presidente eleito do país é fortemente vinculado ao bilionário Elon Musk, e tem seus ideais políticos reforçados pelos algoritmos da rede social. Muitos usuários alegam que o ambiente do X tem sido cada vez menos acolhedor e com mais postagens violentas ou de cunho preconceituoso.
Com menos conteúdo “tóxico” – tanto pela moderação quanto pela ausência de perfis preconceituosos – o Bluesky pode ser um ambiente mais agradável ao usuário e, portanto, mais afeito à boa imagem das marcas.
Na mesma matéria citada do Meio & Mensagem, os jornais The Guardian, do Reino Unido, e La Vanguardia, da Espanha, anunciaram a saída do X, indicando uma tendência.
É claro que o número de usuários do Bluesky ultrapassa pouco mais de 10% dos 105,9 milhões de usuários do concorrente (segundo o TecTudo), mas a tendência atual é de queda para o X e crescimento para a nova rede.
Vale ressaltar, também, que poucas plataformas de postagem nas redes sociais permitem agendamento de posts no Bluesky (como é o caso do HootSuite), mas isso é questão de tempo e de mais crescimento da rede em usuários. O melhor caminho é verificar se o seu público-alvo está presente na rede social.
Outra opção é criar um perfil rapidamente para garantir um bom nome de usuário na plataforma!
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