Notícia

O sobe e desce das redes sociais: onde tem mais público?

15/02/24

O Data Reportal é uma das pesquisas mais importantes da internet que existem atualmente. Usada desde 2011 para compreender os números que envolvem o uso das redes sociais pelas pessoas, a plataforma se atualiza constantemente com avaliações, dados e informações constantemente analisadas.

A pesquisa de 2023 sobre o uso das redes sociais no Brasil traz algumas questões que podem ser avaliadas e interpretadas por qualquer um que trabalhe com marketing digital e áreas correlatas.

Confira alguns números importantes das redes sociais:

  • 84,3% da população brasileira tem acesso à internet. O aumento foi de 4,1% no número de usuários entre 2022 e 2023.
  • O número de usuários alcançáveis pelos anúncios no Facebook caiu 2,5%, o que significa 2,9 milhões de pessoas. A queda do potencial de alcance da rede social foi de 6%, ainda que estes números não sejam equivalentes ao número de usuários da rede social.
  • 78,1% de todos os usuários de internet no Brasil foram impactados por anúncios do Youtube.
  • O potencial de alcance dos anúncios no Youtube aumentou em 4 milhões de usuários, o que significa um aumento de 2,9% na quantidade de pessoas que podem ser impactadas pela ferramenta de anúncios do canal de vídeos.
  • O Instagram tem 113,5 milhões de usuários, o equivalente a 62,4% de todos os usuários de internet do país, número que supera o do Facebook.
  • Mesmo assim, o potencial de alcance dos anúncios do Instagram caiu 5% entre 2022 e 2023.
  • O TikTok tem 82,21 milhões de usuários maiores de idade no Brasil, ainda que a rede social permita perfis a partir dos 13 anos (mas esses números não são contabilizados para anunciantes).
  • Diferente dos concorrentes, o potencial de alcance dos anúncios no TikTok cresceu 11%, o que representa 8,1 milhões de usuários.
  • O potencial de alcance de anúncios também aumentou no LinkedIn (13,5% ou 7 milhões) e no X/Twitter (27,6% ou 5,3 milhões). Estas redes somam 59 e 24,3 milhões de usuários, respectivamente.
  • O Brasil tem 221 milhões de aparelhos de celular conectados à internet, número maior que sua população, que está em cerca de 215 milhões.

Algumas reflexões:

Mesmo com as quedas em números de usuários, Facebook e Instagram seguem sendo as principais redes sociais, seguidas do TikTok, sendo este uma rede social em ascensão.

O crescimento do Youtube e do TikTok só reforçam a tendência para o consumo de vídeos: as pessoas querem ver mais conteúdo audiovisual e estão interessadas tanto em vídeos curtos quanto em vídeos mais longos (ainda que o Youtube também invista nos chamados ‘shorts’).

Refletir sobre os números, o crescimento e a queda das redes sociais, é fundamental para observar a relação das pessoas com a internet, e assim tomar decisões estratégicas no marketing digital.

Mais importante do que analisar a foto do momento atual é compreender como será a paisagem do futuro. E se a regra de ouro do marketing é entender onde o público está, sai na frente quem tiver uma boa noção de onde o público estará.