Artigo

10 marcas que estão inovando em sustentabilidade – e como fazer parecido

22/08/24

O tema da sustentabilidade é muito importante na ISSOaí Design. Como empresa de design estratégico, sabemos que sua aplicação envolve a integração de práticas e abordagens que busquem soluções inovadoras para problemas sociais, ambientais e econômicos.

Para que uma empresa prospere de forma ampla, é preciso que ela desenvolva toda sua estratégia de criação de produtos e serviços considerando o ciclo de vida completo da produção.

Assim sendo, decidimos trazer aqui algumas medidas de sustentabilidade de grandes empresas brasileiras para que possamos nos inspirar!

Confira as marcas brasileiras que estão inovando em sustentabilidade:

Papel Semente

A empresa de papel plantável (um tipo de papel biodegradável que pode ser plantado e gerar uma planta) tem a sustentabilidade em sua base, pois vende um produto justamente voltado ao meio ambiente. Ainda assim, a empresa participa de programas que apoiam a economia inclusiva, criando oportunidades para pessoas que precisam, e ainda promove eventos de capacitação para mulheres no mercado de trabalho.

Não importa qual o seu negócio: você pode auxiliar na capacitação de pessoas que precisam, por exemplo!

Pantys

Enquanto os absorventes demoram até 500 anos para se decompor no ambiente, a marca Pantys desenvolveu calcinhas absorventes reutilizáveis. Mas não é só isso: a marca ainda promove ONGs que ampliam o acesso de mulheres a produtos sustentáveis.

Que tal usar sua marca para ampliar o acesso de pessoas a produtos sustentáveis?

Renner

A empresa brasileira de fast fashion alcançou uma alta posição no ranking global de sustentabilidade especialmente por tomar uma atitude “simples”: criar uma cadeia de fornecedores têxteis apenas com empresas que tenham certificação socioambiental. Isso permite que todo o fornecimento de tecidos para suas roupas venha de parceiros preocupados com a sustentabilidade.

Quais os seus fornecedores? Que tal exigir deles algum compromisso com a sustentabilidade?

Klabin

A líder do setor de papéis para embalagem no Brasil é também líder em sustentabilidade. A empresa tem um programa ambiental de reflorestamento e de controle das emissões de gás carbônico, e ainda atua em projetos de sustentabilidade social. O objetivo é reduzir as desigualdades e aumentar a qualidade de vida das comunidades em seu entorno.

Quais as comunidades que se relacionam com sua empresa? Você faz alguma coisa por elas?

Patagônia

A empresa americana, que também atua no Brasil, produz roupas esportivas e tem ações de sustentabilidade há algumas décadas. Além de doar 1% do faturamento para ativistas ambientais (algo que parece pouco, mas faz toda a diferença), a marca de roupas opera nos EUA com 100% de energia renovável e trabalha com plástico reciclado na produção.

Não importa o tamanho da empresa: você pode utilizar material reciclável e contribuir com ações ambientais!

Movida

A empresa de aluguel de carros é outro destaque de sustentabilidade no Brasil. A marca tem inúmeras medidas, que passam pelo controle do consumo de água e energia, redução de produção de resíduos sólidos e uso de etanol como combustível dos veículos.

Muitas empresas que possuem carros podem tomar atitudes semelhantes.

Hypera

A Hypera Pharma se tornou a única farmacêutica brasileira a compor o Índice de Sustentabilidade da B3 (empresa do setor financeiro). Entre as medidas de destaque da empresa estão o investimento em ações de recuperação das áreas degradas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, além da redução de gases do efeito estufa e a criação de uma subestação de energia limpa.

É possível que mesmo empresas de porte menor possam contribuir para recuperar áreas de rios e matas degradadas.

Cogna Educação

A Cogna se tornou a única empresa de educação da América Latina a integrar o grupo de empresas presentes no The Sustainability Yearbook (anuário de sustentabilidade) da S&P. A empresa conduz iniciativas de redução de resíduos, conscientização ambiental, uso consciente de recursos e práticas de governança que incluem a equidade de gênero. A empresa se destaca não por uma ação específica, mas por um conjunto.

Muitas empresas podem reunir diversas ações de sustentabilidade em vez de criar um projeto específico que se destaque.

Fleury

O Grupo Fleury é uma empresa de saúde renomada que, entre suas ações de qualidade e meio ambiente (que conquistaram diversos certificados ISO), inclui a coleta seletiva em todas as dependências, destinando de forma adequada os materiais que possam causar impacto negativo no ambiente. Entre os materiais, incluem-se reagentes químicos, filmes de Raio X, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha, por exemplo. A participação em programas sociais e ações solidárias também se inclui nas inúmeras iniciativas.

Rumo

A empresa de logística brasileira desenvolveu uma política de sustentabilidade completa que detalha medidas como a redução do uso de recursos naturais em suas operações, proteção da biodiversidade e ecossistemas (algo importante em uma empresa que opera na malha ferroviária do país). A empresa conta com uma documentação cuidadosa a respeito do assunto, incluindo o Inventário de Gases do Efeito Estufa, Código de Conduta, entre outros.

Documentar e organizar os princípios também é fundamental em uma empresa.

O design estratégico tem tudo a ver com sustentabilidade porque incorpora a perspectiva de longo prazo, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade para atender às necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações.