Notícia

Wave: criatividade e inovação em pauta

20/04/12

Programação de seminários privilegia profissionais de criação e anunciantes em torno do assunto que está na essência do festival

Os principais festivais de publicidade do mundo têm se posicionado como eventos voltados para criatividade na acepção mais ampla da palavra, independente da mídia. Na edição 2012 do Wave Festival in Rio, que ocorre entre nos dias 24 e 25 de abril no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, não será diferente. O tema está no centro das discussões de todos os seminários que serão realizados nos dois dias.

No dia 24, já estão confirmados três paineis, inclusive o do convidado internacional Rick Milenthal, Chairman da hotshop independente Engauge, dos Estados Unidos, agência que tem em seu portfólio clientes como Best Buy, Nationwide Insurance, Logitech e Cisco. Com foco digital, a empresa tem quatro escritórios nos Estados Unidos e uma joint venture na China, dedicada a projetos de mídias sociais, a We Engauge. Com sua experiência no assunto digital, Milenthal mostrará como a criatividade se une à tecnologia quase que de forma obrigatória na publicidade de hoje, além de expor o papel das redes sociais que, quando usadas de forma inteligente, criam um novo tipo de relacionamento com os consumidores.

No mesmo dia, três dos principais profissionais de criação do Brasil discutem as razões que os fizeram retornar ao País após muitos anos atuando no exterior. Será que foi apenas o bom momento da economia brasileira que os trouxe de volta? O debate está atualizado, já que nas últimas semanas, dois profissionais de renome retornaram. Fernanda Romano, que atuou até junho do ano passado na EuroRSCG de Londres, voltou para abrir o escritório brasileiro da Naked e Mauro Cavalletti até então na norte-americana Mullen, será diretor de integração digital na JWT. Ao lado de Ícaro Dória, diretor executivo de criação da Wieden+Kennedy São Paulo, outro que retornou ao final de 2010, eles formam a bancada de debatedores.

A outra atração do primeiro dia é a apresentação sobre campanhas integradas, a cargo de dois executivos de anunciantes: Florence Scappini, diretora de marketing, comunicação e inovação da Gol Linhas Aéreas, e Rogerio Bruxelas, diretor de marketing da Magazine Luiza, com mediação de Celso Loducca, sócio e presidente da Loducca.

O segundo dia vai ainda mais longe no tema, já que as palavras criatividade e suas derivadas dominam os nomes dos seminários. E com um toque especial, que é a presença de Marcello Serpa, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, no Young Wave Circus, arena de debates entre futuros profissionais da publicidade.

O primeiro painel do pretende analisar o novo perfil dos profissionais do setor em tempos nos quais os resultados mensurados das campanhas se tornam fundamentais dentro do plano de comunicação. Os escolhidos para debater o tema são o argentino Walter Ioli, diretor de criação da DDB Argentina, e os brasileiros Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, e Hugo Rodrigues, COO e CCO de Publicis, Salles Chemistri e Publicis Dialog.

A segunda apresentação do dia trará Erh Ray, presidente da BorghiErh/Lowe e Raphael Vasconcellos, vice-presidente executivo de criação da AgênciaClick Isobar, refletindo sobre a onipresença da criatividade. Eles dirão à plateia onde buscam inspiração, o que poderá trazer detalhes surpreendentes sobre o processo criativo.

A quinta edição do Wave Festival será finalizada com a presença de executivos de três importantes anunciantes brasileiros. Na bancada, Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Telefônica/Vivo, Gustavo Diament, vice-presidente de marketing da Nextel e Luciana Feres, diretora de marketing da Coca-Cola. A principal questão que será colocada em debate é a ousadia do anunciante em relação à criatividade. Acostumados a cobrar as agências para serem mais criativas, será que os executivos de marketing também têm sido inovadores em seu dia a dia?

Há outras palestras que deverão ser confirmadas nos próximos dias, envolvendo temas como conteúdo e campanhas integradas.

Fonte: M&M