Notícia

Marcas mostram marketing de oportunidade com ex-BBBs

20/05/21

É visível como as celebridades recentemente formadas pelo reality show Big Brother Brasil se tornaram alvo das mais variadas marcas. Empresas de maquiagem investem nas ex-participantes, hoje influenciadoras com milhões de seguidores; marcas das mais diversas fazem ações de marketing com os célebres ex-BBBs, incluindo até mesmo a mãe de um deles.

No entanto, duas marcas se destacaram pelo uso do chamado “marketing de oportunidade” para realizar ações: a Serasa e a Vigor.

Após ficar conhecido como “Gil do Vigor”, em função da expressão utilizada em diversos momentos, o ex-BBB Gilberto Nogueira firmou parceria com a marca de laticínios “Vigor”, chegando a mudar o nome para “Gil da Vigor”. O agora influenciador vai ser cocriador de conteúdo e mensagens publicitárias dos produtos.

Pouco tempo depois, o também ex-participante do programa de confinamento Caio Afiune apareceu em uma campanha da empresa de crédito Serasa, divulgando o aplicativo que analisa dados do CPF dos usuários. A ação veio na esteira da fama do participante, que teve suas dívidas reveladas na imprensa enquanto estava confinado no programa de TV, e que gerou o apelido “Caio Caloteiro”. Com isso, a empresa e o famoso brincam com a situação para divulgar a marca.

Marketing de Oportunidade

O chamado Marketing de Oportunidade é, como diz o nome, uma estratégia de marketing que visa divulgar uma marca ou produto a partir de uma situação que esteja sendo comentada. Apesar de sempre ter existido, o Marketing de Oportunidade se popularizou nas redes sociais, e pode ocorrer tanto em datas comemorativas quanto diante de eventos esportivos ou populares.

Quem manda na conexão entre a marca e os eventos é a criatividade, o conhecimento da equipe nos acontecimentos recentes, e a linguagem da marca com seu público-alvo.

Apesar de haver riscos para a não aceitação do público, o marketing de oportunidade tende a ser uma forma eficiente de atingir novos públicos, ganhar mídia com ótima relação custo-benefício, e ainda gerar afinidade com o público engajado nas histórias.

Comentar o final de uma série ou novela, por exemplo, são bons exemplos. Mas há algumas situações que vão além. Há cases como o do Nubank, que aproveitou para dar um cartão ao dono de uma cachorrinha que tinha comido seu cartão anterior, e cuja história havia viralizado nas redes.

Outro exemplo de marketing de oportunidade vem dos Estados Unidos, e foi criado em poucos minutos: durante um blecaute ocorrido no estádio durante o Super Bowl, evento esportivo mais famoso do país, a marca “Oreo” publicou uma chamada dizendo que era possível comer o produto no escuro. Nesses momentos, vê-se também a importância de que equipes de Marketing sejam rápidas e possam agir de maneira independente. Com o devido conhecimento do público-alvo da marca, é possível utilizar situações atuais para gerar conexão com o público.