
Se você trabalha com marketing digital, provavelmente você realiza projetos com UGC, mesmo que não o faça de forma consciente. Trata-se do User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português.
Nas estratégias de marketing, existem várias maneiras de utilizar o conteúdo que o usuário gera de forma orgânica nas redes sociais, e todas elas podem trazer diferentes tipos de resultados.
Estratégias de UGC podem envolver campanhas com hashtags nas redes sociais que ampliem o engajamento, avaliações de produtos e serviços em comentários e avaliações (seja no Google ou no TripAdvisor, por exemplo), coleta de dados da jornada e experiência do usuário para relatórios, e até melhoria no SEO com base no que os usuários publicam sobre uma marca.
Uma das melhores formas que a Adobe encontrou de mostrar funcionalidades de suas ferramentas foi o uso da hashtag “#adobe_perspective” nas redes sociais. Designers do mundo todo mostram o que conseguiram fazer com seus softwares, e ao publicarem as imagens, ajudam a demonstrar os benefícios da Adobe de forma que uma campanha tradicional dificilmente conseguiria.
A agência de divulgação do turismo no Canadá criou, em 2016, a campanha Canada Explore. Em vez de produzirem vídeos ou fotos próprias, a instituição comprou os direitos de vídeos e fotos publicados nas redes sociais por usuários que foram visitar o país.
Outro grande exemplo de UGC é a marca de batatas chips, que faz frequentes campanhas para escolher novos sabores a serem lançados. Com isso, ela permite que os próprios consumidores escolham qual sabor será lançado, gerando envolvimento do público – e ainda garantindo boas vendas no lançamento.
O parque nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, comemorou seus 100 anos compartilhando fotos de memórias das pessoas em meio às suas paisagens, junto com histórias que elas viveram no parque.
Para o lançamento da segunda temporada da série Stranger Things, a Netflix lançou um filtro que transformava selfies das pessoas em personagens da série, o que certamente gerou uma grande quantidade de usuários divulgando a série!
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?