Notícia

Público masculino jovem adulto é o mais interessado em podcasts

16/07/23

Uma pesquisa da Edison Research chegou à conclusão de que o público principal a ouvir podcasts, ou seja, que representa aqueles que passam mais tempo médio consumindo a mídia, é o de homens entre 25 e 34 anos – que gastam 16% do tempo dedicado a ouvir algo com podcasts.

Não é de se espantar, embora você possa pensar que “conhece muita gente com outros perfis” ou que “ouve muito podcast e não está neste grupo”. No entanto, se pensarmos que trata-se de um hábito criado há pouco tempo, e que esta faixa compreende uma parcela significativa de pessoas com tempo e disposição a ouvir podcasts, os dados são plausíveis.

Afinal, mulheres costumam ter jornadas duplas de trabalho (infelizmente esta ainda é a realidade), e pessoas mais novas já têm outros hábitos (ouvem mais música e consomem mais vídeos, por exemplo).

A pesquisa, divulgada e publicada pelo portal Cast News, visava entender o público principal de diversas plataformas. As rádios AM/FM, por exemplo, são ouvidas majoritariamente por homens de 55 a 64 anos (que gastam 60% do tempo ouvindo esta mídia), enquanto as mulheres de 13 a 17 anos são a principal audiência do streaming de música (34% do tempo de ouvinte).

Entre os grupos minoritários de consumidores das plataformas, ou seja, os que menos consomem tais conteúdos, estão os homens de 18 a 24 anos para rádio AM/FM (11% do tempo) e mulheres de 55 a 64 anos para streaming de música (7% do tempo). Entre ouvintes de podcast, os homens de 55 a 64 anos são os que menos consomem a mídia (4%, em média).

As estimativas dão conta de que os índices são parecidos no Brasil. O consumo de podcasts por parte de mulheres vem aumentando no país, mas não há indícios de que tenham superado o tempo dos homens dedicados à mídia.

Entender o público mais comum a consumir uma mídia é muito importante e deve guiar tanto a produção de conteúdo quanto a venda de espaços publicitários, mas não deve ser o único fator. Mesmo com esses estudos, deve-se considerar que existem podcasts voltados a nichos específicos, e que o público consumidor de podcasts está em constante expansão.