Notícia

Pesquisa sobre futuro pós-pandemia indica novos hábitos

25/02/21
Pesquisa sobre futuro pós-pandemia indica novos hábitos

“O futuro não é mais como era antigamente”: o trecho da canção da banda Legião Urbana nunca foi tão verdadeiro, e o principal motivo para isso é a pandemia de Covid-19. Ela trará novos hábitos, e já é possível compreendê-los.

Depois de um ano de efeitos catastróficos na sociedade em diversos âmbitos (e sem indicativos de que vá melhorar tão cedo), já é possível analisar os efeitos da quarentena e do isolamento social. Foi por isso que a Globo e o Instituto Datafolha fizeram uma pesquisa.

O estudo chamado “Ideia de Futuro: O Brasil Pós-Pandemia Pode Ser Melhor?”, divulgado pelo Meio&Mensagem, realizou entrevistas com mais de 2mil pessoas e chegou a alguns números interessantes.

Segundo a pesquisa sobre os novos hábitos no pós-pandemia, 86% dos entrevistados afirmou que a pandemia trouxe aprendizados:

  • 26% afirmaram que aprenderam a valorizar os cuidados com a saúde;
  • 23% disseram ter aprendido mais sobre a solidariedade;
  • 17% aprenderam com a união familiar.

Segundo 97% dos entrevistados, a pandemia mostrou que as pessoas são todas iguais. 93% enxergaram que as ações de uma pessoa podem impactar na vida das outras e no meio ambiente.

Os novos hábitos para o futuro podem ser vistos em alguns aprendizados mostrados nos números a seguir:

  • 93% viram a necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável;
  • 90% entenderam que é importante ser mais sustentável;
  • 84% viram mais importância em cozinhar a própria comida;
  • 82% perceberam a importância de diversificar as fontes de renda, e 24% declararam já ter mais de uma forma de ganhar dinheiro;
  • 40% passaram a cuidar melhor da casa;
  • 37% dizem planejar melhor as finanças;
  • 30% passaram a cuidar melhor do corpo;
  • 26% passaram a usar serviços digitais que não usavam.

O que esperar do futuro?

A mesma pesquisa indica como o público está mais exigente com o posicionamento das marcas, reforçando o que foi indicado por outra pesquisa, comentada aqui.

O que os resultados da pesquisa indicam é que as pessoas devem aprender melhor a consumir itens para a casa, bem como utilizar serviços on-line, desde compras pela internet ao consumo de entretenimento por meio de streaming.

Outra expectativa que podemos ter de do futuro é a respeito da alimentação e dos hábitos: cada vez mais as pessoas devem procurar por orgânicos, alimentos saudáveis e exercícios físicos. As marcas que se unirem a estas bandeiras devem conseguir bons resultados.

O planejamento das finanças indica uma tendência de que as pessoas devem se atentar ainda mais aos gastos, o que pode tornar o consumidor mais exigente e menos propenso a fazer compras por impulso, por exemplo.

As marcas que terão mais chances de prosperar são aquelas capazes de ler essas tendências e acompanhar as mudanças no consumidor e seus novos hábitos.