É muito comum ver jornalistas atuando na área de marketing. Assim como aponta um artigo recentemente publicado no site Rock Content, o marketing – especialmente quando relacionado ao conteúdo – está bastante ligado ao jornalismo: afinal, quase tudo que os jornalistas aprendem é relacionado à produção de conteúdo original, passando pelo entendimento dos temas em alta na sociedade, bem como a habilidade em apurar informações e em contar histórias.
Outro motivo que tem levado jornalistas para a área de marketing é a mudança no mercado de trabalho, já que os veículos de notícias tradicionais vêm sofrendo inúmeras crises.
A despeito de todos os problemas que podem ocorrer quando se tem uma crise, o fato é que a área do marketing – que vem se expandindo em demanda – pode ter se saído bastante beneficiada graças aos profissionais da área.
É claro que há algumas adaptações necessárias: muitos jornalistas resistem à ideia de “vender”, o que pode ser um problema, já que esta é intrínseca ao marketing. No entanto, quando se trata de produzir conteúdo, os jornalistas costumam se sair muito bem. No entanto, há um fator muito importante no jornalismo que pode ajudar o marketing, e ele é muito bem explicado por uma britânica especialista em anúncios.
A presidente da Newsworks (empresa britânica de marketing para jornais), Tracy De Groose, explicou em uma conferência da Society of Editors, da Inglaterra, que a venda de anúncios por parte dos jornais online gerou uma perda de 1 bilhão de libras aos veículos. Segundo ela, os anúncios em plataformas digitais “são dominados por um marketplace aberto, no qual o conteúdo é vendido como uma massa amorfa. Há pouca atenção para a qualidade do conteúdo”.
A ideia da executiva, pensada do ponto de vista de jornalistas que produzem notícias diárias e matérias, é que os anúncios tenham mais valor e impacto a partir da qualidade do que é visto como conteúdo. Desta forma, podemos dizer que um anúncio de uma determinada marca terá mais valor se estiver em um veículo de credibilidade do que em um site pouco conhecido, ou seja, o conceito de que uma imagem de anúncio deva ser mais valorizada pela qualidade do que pela quantidade de visitas.
Essa mudança está acontecendo, segundo De Groose. “O mundo digital está mudando o seu eixo e a próxima fase dos anúncios digitais olha de forma mais positiva aos criadores de conteúdo”, explica.
É por isso que o conteúdo é importante. Cada vez mais os anunciantes entendem que não basta alcançar milhões de pessoas. É preciso estar atrelado a um conteúdo de qualidade. É preciso se conectar com aqueles que fazem parte da sua comunidade. Por isso o tipo de conteúdo é tão ou mais importante que o tamanho de sua audiência.
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