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O poder das lives – e por que todo mundo está fazendo

10/05/20
O poder das lives – e por que todo mundo está fazendo

A produção e o consumo de vídeos ao vivo (as famosas lives) nas redes sociais aumentaram vertiginosamente no mundo todo em meio à pandemia do novo coronavírus. A prática se tornou uma das formas mais importantes de interação entre as pessoas isoladas dentro de casa e as marcas, que se viram paralisadas diante de uma situação atípica.

Poderíamos nos perguntar: qual a importância de se fazer lives em períodos de quarentena e isolamento social? Por que tantas empresas, personalidades, influenciadores e profissionais liberais estão fazendo vídeos ao vivo nas redes sociais, e como isso pode ser positivo para a marca?

Existem algumas questões importantes a serem consideradas na hora de se promover lives, e que explicam por que e como as lives se tornaram um carro chefe da entrega de conteúdo.

Elas conectam sem intermediários

Vídeos ao vivo, com espaços para comentários do público e respostas imediatas, são a forma mais direta de conectar uma marca com as pessoas que a acompanham. Mais direto do que isso, apenas um evento presencial, o que não é nada bem-vindo no momento. As pessoas que acompanham o evento ao vivo tornam muito mais “palpável” para a marca a proximidade de seu público cativo, assim como permitem ao público alimentar o respeito e admiração pela marca.

As lives tornam a marca presente em tempos de carência

Devido à atual situação do mundo, as pessoas estão mais carentes. Elas sentem mais necessidade de distração, de carinho, de relacionamentos até mesmo com profissionais e marcas. Por isso, ao se fazer presente por alguns minutos nos dias dessas pessoas, você pode garantir que será lembrado com mais frequência por parte do público — tanto a audiência nova quanto os clientes fiéis.

Elas geram conteúdo

Neste momento, gerar conteúdo de qualidade pode ser a diferença entre a bancarrota e a recuperação das vendas. Quando a economia se recuperar após o período de pandemia, as pessoas provavelmente vão se sentir mais compelidas a comprar das marcas que se mantiveram presentes em suas vidas, e mais especialmente daquelas que os ajudaram de alguma maneira a passar pela quarentena, seja aliviando dores ou criando oportunidades.

Se esse tipo de informação te ajudou a decidir por fazer lives, confira algumas etapas importantes para a elaboração dos vídeos ao vivo.

1- Divulgue

Dias antes da live, divulgue nas redes sociais a data e hora em que ela será realizada. Como muitas pessoas tendem a não “anotar” as lives com tanta antecedência, vale à pena fazer bastante divulgação no dia em específico. Determine também a plataforma que será usada: Youtube, Instagram, Facebook: onde está a sua audiência? Pode ser possível fazer vídeos em mais de uma rede social!

2- Crie frequência

Procure determinar um dia e hora específico para os vídeos. Determine se serão semanais, quinzenais, mensais. Escolha um horário que seja melhor para a audiência (se tiver dúvida, pergunte em forma de enquete!), e mantenha essa frequência, mesmo que as primeiras lives não tenham tanta audiência.

3- Valorize as roupas

Não é porque você está em casa que a roupa a ser vestida na live precisa ser o seu pijama! Lembre-se que é um momento profissional importante, seja qual a for a sua situação: empreendedor, loja, influenciador, etc. Procure vestir roupas que combinem com você e que simbolizem a sua marca.

4- O cenário

Assim como as roupas, o cenário também é importante. Não precisa ser algo extremamente elaborado ou falso, mas também é bom evitar cenários simples, como paredes brancas, ou abarrotados de informação, como quartos bagunçados. Prateleiras com livros, quadros e vasos com flores costumam ser boas pedidas.

5- Prepare o conteúdo

E o mais importante: conteúdo! O que será dito durante a live é fundamental, e com certeza você deve preparar o conteúdo da melhor maneira possível. Se for uma entrevista, anote as perguntas. Se for para interagir com o público, pense nas possíveis perguntas ou situações mais prováveis, ou então prepare um plano B com conteúdo complementar! Nunca faça vídeos ao vivo sem determinar o que será dito e como as informações poderão ajudar o público e fazer diferença na vida das pessoas (nem que seja apenas para entretê-las).