Notícia

Número de ouvintes de podcast cresce acima da internet

14/12/21
Podcast na crise: como usá-lo para manter as vendas

Em 2021, o número de ouvintes de podcasts aumentou 18,7% no mundo todo, segundo uma pesquisa do EMarketer, respeitado portal de informações sobre o mundo digital. Neste mesmo período, o número de pessoas acessando a internet aumentou em 15,5%: foi a primeira vez em que o número de ouvintes de podcast teve um aumento maior do que o de “internautas”.

Número de ouvintes de podcast cresce acima da internet - dados do EMarketer

Em 2020, por exemplo, o mundo viu os ouvintes de podcast aumentar em 16,5%, contra 20,9% a mais de pessoas se conectando à world wide web, segundo a mesma pesquisa.

O estudo realizado pela empresa também faz projeções de que, em 2024, haverá um aumento de mais de 20% de ouvintes de programas de áudio, contra menos de 9% no aumento de pessoas que acessam a internet.

Vale ressaltar que a pesquisa inclui o Brasil entre os países considerados. As estimativas são baseadas na análise de dados de pesquisa e tráfego obtidos por agências regulatórias e outras empresas, além da trajetória de crescimento de outras plataformas e outras tendências.

Brasil indo bem

No Brasil, segundo uma pesquisa do grupo Globo, aumentou a faixa etária do perfil de ouvintes de podcast, especialmente com o isolamento social. Cada vez mais adultos ouvem podcasts em meio a afazeres domésticos e dizem que se sentem parte da conversa dos programas e, assim, menos sozinhos.

Entre os ouvintes com mais de 50 anos, a participação no consumo foi de 24% para 41%, enquanto entre os jovens de 16 a 24 anos o consumo caiu de 40% para 23% (pois escutavam mais no trânsito para outros locais), segundo publicação do CastNews.

Com inúmeros lançamentos específicos para os mais diversos nichos, o grupo Globo (por meio da Globoplay e do G1) indica como os podcasts podem ser verdadeiros agregadores de pessoas com interesses em comum, fortalecendo a ideia de podcasts voltados a nichos.

Oportunidade

A oportunidade que os números indicam é boa: cada vez mais o público sabe o que são podcasts, mesmo com a proliferação de programas de vídeo que levam o mesmo nome. Com o hábito cada vez mais consolidado no brasileiro, fazer podcasts próprios ou participar de já existentes como anunciante é uma opção cada vez mais significativa.

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