Notícia

Mudanças na Meta – o que muda para sua marca?

16/01/25

O ano de 2025 começou com notícias importantes no mundo das redes sociais. Mark Zuckerberg, fundador da Meta (dona do Facebook e Instagram, entre outras redes), publicou um vídeo anunciando a descontinuidade do programa de checagem de fatos que se voltava a impedir a proliferação de informações mentirosas nas redes.

O empresário, que usou o argumento da liberdade de expressão, se adianta aos novos ventos que sopram nos Estados Unidos, onde Donald Trump volta a assumir o cargo de presidente da república em poucos dias.

Com isso, as redes sociais da Meta passarão a ter um sistema de “notas da comunidade”, semelhante à rede social X. Isso significa que postagens com conteúdo falso, preconceituoso ou danoso de alguma maneira, poderão vir acompanhados de notificações acrescentadas por usuários, mas terão mais dificuldade de serem removidos.

O que isso muda para a sua marca?

Uma das questões que muitos fazem é em relação ao dia a dia das postagens de uma empresa nas redes sociais.

A princípio, o anúncio feito nos Estados Unidos não deve mudar as ferramentas de checagem de fatos nas redes sociais brasileiras, segundo esclarecimentos da empresa à Advocacia Geral da União, órgão do governo federal brasileiro.

Mesmo assim, é importante atentar-se a algumas questões relacionadas ao conceito de “brand safety”.

Segundo Amanda Schnaider no Meio & Mensagem, “quanto menor for a verificação sobre o que circula na internet, maior o risco de as marcas terem seus anúncios veiculados próximos a postagens com informações falsas ou extremistas”. Segundo a matéria do portal de comunicação e marketing, para que o brand safety não seja tão afetado, é necessário que as marcas reforcem suas políticas e equipes de gestão de riscos.

Outra tendência citada pela matéria, indicada por Hugo Tadeu, da fundação Dom Cabral, é a de que marcas façam migração para investimentos diretos com influenciadores, sem passar pelas plataformas. Além disso, Youtube e Bluesky podem sair ganhando, já que se tornarão plataformas mais seguras.

Cuidados redobrados

Assim sendo, vale a pena que toda marca, não importa o tamanho, fique mais atenta ao conteúdo que aparece junto de seus anúncios. Poucas marcas vão querer ter um anúncio atrelado a um conteúdo muito polêmico ou extremista, por exemplo.

Portanto, uma das melhores opções é aumentar a checagem dos espaços de anúncios. Vincular-se aos influenciadores, com as famosas “publis”, pode ser realmente uma boa ideia.