Notícia

“Moça da água” no Globo de Ouro mostra que há espaço para criatividade na divulgação da marca

09/01/19

O Globo de Ouro, premiação de cinema e TV dos Estados Unidos que seleciona os melhores do ano, conquistou a repercussão de uma marca nas redes sociais que poucas vezes foi atingida nos últimos anos. O acontecimento ocorreu no último dia 6 de janeiro. A marca de água Fiji ganhou destaque e foi compartilhada milhares de vezes por um motivo aparentemente banal: uma mulher servindo o produto foi vista atrás de inúmeras celebridades ao longo do evento.

A estratégia de se fazer presente em eventos que ganharão grandes níveis de compartilhamento nas redes sociais já não é incomum, e pode ser feita de várias maneiras. A forma como a marca de água dos Estados Unidos fez apenas se destacou além do normal porque o evento internacional é acompanhado em todo o mundo.

Baseados no exemplo do que ocorreu, podemos compreender alguns fatores e depreender como aplicar estratégias parecidas, mesmo sem ser uma marca grande!

Nem tudo foi programado:

É claro que muitos fatores contribuíram para a viralização da marca de água durante o evento deste ano, mas é muito pouco provável que todos os resultados tenham sido calculados. O fato é que houve um esforço e uma tentativa de se inserir em um evento da magnitude do Globo de Ouro, bem como a criação de condições propícias para que a marca fosse divulgada.

Vale destacar, também, que a ação de marketing da “moça da água” teve características importantes: o carisma da modelo contratada, bem como sua roupa que se destacava sem “tirar o brilho” das celebridades.

É claro que, ao perceber a proliferação das imagens nas redes sociais, a empresa já estava preparada para responder ao movimento de forma bem-humorada e, é claro, utilizando as hashtags mais comuns (independentemente de terem sido criadas na estratégia de campanha ou pelos próprios usuários).

Tem como fazer algo parecido com a “moça da água”?

Embora esse tipo de ação de marketing pareça longe da realidade de muitas marcas, o fato é que é possível se inspirar na ação da FIJI Water em qualquer âmbito e tamanho. Para isso, basta trabalhar com os seguintes pilares:

  • Estar presente em eventos
  • Criar condições de exposição da marca
  • Abrir-se para as possibilidades que fogem do controle

Desta forma, mesmo que não seja possível ir a eventos muito grandes e de temáticas amplas, não é difícil estar presente em ações do próprio nicho ou eventos locais, por exemplo.

Estando presente em eventos, basta usar a criatividade para desenvolver maneiras de ter sua marca compartilhada nas redes sociais: totens que gerem um momento de diversão e espaços acolhedores são algumas das opções.

Nem sempre é garantido:

É importante frisar que esse tipo de ação nem sempre terá a resposta esperada. No caso “moça da água”, se a representante da marca não tivesse aparecido nas fotos, sua repercussão teria sido apenas aos que estavam presentes no evento. Havia um risco.

Pode ser que, ao apoiar uma iniciativa cultural, por exemplo, sua marca não ganhe tanta visibilidade – e então, caberá à sua comunicação mostrar com mais veemência essa sua iniciativa. No entanto, em alguma oportunidade, é possível que a sua marca ganhe mais destaque e “viralize” em algum momento.

É por isso que é importante lançar mão desse tipo de iniciativa com frequência. E quando isso acontecer, é preciso estar aberto para o clima (quase sempre) bem humorado das redes sociais!