Notícia

Planejadores precisam de repertório

12/06/12

No painel sobre comunicação e planejamento debatedores falam sobre a importância da pesquisa, análise e conhecimento

“Bons planejadores devem usar o raciocínio lógico, devem analisar e destacar cada detalhe”, ressaltou Ulisses Zamboni, da Santa Clara. Foi assim que começou o painel Comitê do Futuro discute Comunicação e Planejamento no Young Area, espaço destinado aos jovens profissionais e patrocinado pelo Google, no V Congresso da Indústria Brasileira da Comunicação. Com mediação de Julio Zanguini, do Google, os debatedores presentes foram Zamboni, Renata D´Avila, da Lew´LaraTBWA, e Jurandir Craveiro, ex-sócio da Quê Comunicação.

Craveiro atrelou o profissional de planejamento ao jornalista investigativo. “Tem que saber ouvir as pessoas, filtrar, fazer a curadoria do que é interessante, e a partir disso construir um briefing que seja capaz de ganhar prêmio”. Craveiro que já passou por agências de publicidade como JWT e NBS, e atuou pela Colmeia, falou sobre a forma tradicional de trabalhar nas agências e como ele vem trabalhando. “As agências de publicidade terceirizam o executar da campanha, tem produtoras, fotógrafos… As novas agências têm planejamento trabalhando muito mais próximo da criação, o que é muito importante”, frisou.

Zamboni destaca que algumas vezes os planejadores são vistos como chatos da agência pelo fato de ter sempre que saber tudo que esta acontecendo. “A equipe de planejamento tem que saber qual a tendência que está nas ruas com o consumidor e o que ainda vai ser tendência”, disse. A diretora geral de planejamento da Lew´Lara complementou, falando da importância da pesquisa. “Para entender as pessoas você precisa fazer pesquisa, e não basta só pesquisar. Você tem que interpretar e nesse momento diversos fatores entram em cena, como repertório, conhecimento, e cultura”, destacou.

Craveiro finalizou o painel contando suas experiências e falando sobre seu atual foco. “Planejadores devem criar conteúdo, experiências de marcas que sejam relevantes para a sociedade. Informação todo mundo tem, o diferente é saber transformar a informação em conhecimento de relevância para o consumidor”.

No momento de aconselhar os estudantes para ingressar na área, Zamboni destacou o ser diferente. “Vocês tem que usar o raciocínio lógico para ter um olhar diferente da vida”, conta. “Quanto mais estranho você for, melhor planejador você será”, completou. Para Renata, a importância esta no senso crítico de cada um, que deve desenvolver um repertório para conseguir lidar com a sociedade. Já Craveiro falou da importância de saber escrever. “De que vale pensar e analisar, se você não consegue organizar suas idéias de forma clara? Aprendam a escrever!”, finalizou.

Fonte: M&M