Notícia

Dispositivos móveis revigoram e-mail marketing

17/02/12

Com mais de 19 milhões de smartphones e 200 mil tablets no mercado, indústria está estabelecendo novas diretrizes para ação de e-mail marketing

Mesmo sendo uma das mais antigas ferramentas da internet, o e-mail marketing continua funcionando como um eficaz instrumento de relacionamento com o cliente. Com a ampliação no uso de smartphones e tablets, a expectativa do mercado é de que o e-mail marketing torne-se ainda mais presente na vida dos consumidores.

“É um grande impacto favorável para o mercado de e-mail marketing, porque é cada vez mais frequente o uso desses dispositivos móveis para leitura de e-mail. Alguns de nossos clientes já têm campanhas específicas para esse público, principalmente oferecendo acessórios para smartphones e tablets.”, revela Diego Martins, diretor comercial da ZipCode.

“O que deve ser observado é que as peças de e-mail devem passar por uma adaptação para serem lidas num smartphone, por exemplo, que possui a tela bem menor em comparação ao computador comum”.

Segundo dados divulgados no ano passado pelo Instituto Ipsos Mediact, o Brasil conta com cerca de 19 milhões de smartphones, diante de um total de 242 milhões de linhas para aparelhos móveis.

Os tablets, por sua vez, ainda são apenas cerca de 200 mil. As vendas dos dois dispositivos seguem em ritmo acelerado no País, abrindo as portas para uma série de oportunidades para as empresas se comunicarem de uma maneira mais rica com seus clientes.

Isso será cada vez mais frequente sobretudo com o aprimoramento dos sistemas inteligentes de gerenciamento de e-mail marketing, que garantem o envio de peças diferentes para os clientes de acordo com seus comportamentos, preferências e interesses.

“Um dos grandes desafios é entender a importância da relevância da conversa e do assunto que eles estão tratando com seus clientes”, analisou Juliano Marcílio, presidente de Marketing Services da Experian América Latina.

“O digital marketer precisa fazer uso de uma dimensão muito maior de inteligência na aplicação. Ele precisa entender o comportamento do cliente no relacionamento com sua própria empresa e com o mercado.”

Marcílio lembra que a chegada dos dispositivos móveis oferece uma nova variável para os sistemas inteligentes rastrearem o comportamento dos consumidores: a sua localização. Isso significa que, se o celular de um cliente envia uma notificação, por exemplo, de que ele está num shopping center, as empresas poderão enviar-lhe um e-mail com ofertas de seus produtos que estão à venda naquele local.

Esse tipo de iniciativa, evidentemente, só faria sentido se o consumidor receber a mensagem no próprio celular, enquanto está fazendo suas compras.

Os smartphones e tablets também devem ser importantes para que o e-mail marketing interaja cada vez mais com outros canais.

“Hoje, as pessoas têm no mesmo dispositivo o contato com suas redes sociais, seu e-mail e a internet. As empresas precisam utilizar cada canal de interação com seu cliente para fazer uma conversa continuada. Não se deve limitar a fazer ações pontuais”, conclui Marcílio.

Fonte: Portal HSM