Uma das características mais fortes do marketing no século XXI está no fato de que as pessoas cada vez menos consomem produtos apenas com base no preço ou na comparação com os similares. Um dos principais fatores para a compra de um produto é o senso de comunidade e o sentimento que aquele produto desperta, considerando o estilo de vida do consumidor. É por isso que muitas marcas se preocupam mais em criar um ambiente prazeroso em torno do produto que vendem do que apenas mostrar seus diferenciais.
Não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos. Empresas de refrigerantes promovem o sentimento de felicidade e estimulam estilos de vida divertidos em vez do estímulo direto ao consumo da bebida. Marcas de produtos de beleza e higiene se destacam por valorizar pessoas com peles e cabelos diferentes, por exemplo, gerando conexão com todas elas em prol de um ambiente que valorize as diferenças. Empresas que fazem energéticos fomentam esportes radicais como forma de unir uma tribo e gerar esse sentimento positivo atrelado ao produto.
Muitos empresários de pequenas e médias empresas acham que esse tipo de preocupação deve ser apenas das grandes marcas, já que estas não precisam se preocupar com o aumento de vendas ao dominarem um mercado ou nicho. Mas isso não é verdade!
Todas as marcas deveriam se preocupar em estimular, de alguma forma, algum sentimento comum ou estilo de vida que faça sentido para os produtos que vende.
Aqui na ISSOaí Design Estratégico, um cliente que já se tornou um case neste tipo de prática é o Sítio Kolibri. Muito mais do que tentar vender vasos de orquídea, que são seu produto, a empresa utiliza as redes sociais para estimular o prazer pelo cultivo de orquídeas e a paixão pelas flores. Ao mesmo tempo, a empresa ensina sua audiência a cuidar das plantas e mantê-las sempre dando flores, o que é um estímulo de longo prazo ao consumo dos produtos. Se a preocupação da empresa fosse apenas com o curto prazo, ela poderia estimular o descarte das plantas que não dão flores e a compra de novos vasos, mas isso não faria sentido algum, já que o consumo de flores está intimamente ligado ao respeito à natureza e a uma vida mais harmoniosa.
Além disso, ao fazer parte do dia a dia das pessoas que se relacionam com o produto de forma saudável, a empresa valoriza a sua marca de maneira incalculável: o público que consome seus produtos dificilmente deixará de consumi-lo por um concorrente, por exemplo. Nestes momentos, o preço cobrado pelo produto deixa de ser questionado, pois o consumidor enxerga seu valor.
Procure um estilo de vida ou pense nas características principais do seu público mais fiel. A partir disso, você provavelmente terá um norte de quais atitudes e qual sentimento deve ser valorizado, e comece a trabalhar com isso nas suas redes sociais e outros espaços que a sua marca ocupa.
Imagine uma empresa que vende e distribui peças de carro. A princípio, quanto mais os carros das pessoas precisarem de peças novas, mais vendas serão feitas. Mas o caminho deve ser o contrário! Esta empresa pode ensinar as pessoas a cuidarem melhor dos seus automóveis, dar dicas de como fazer a revisão, ou ensinar os cuidados ao escolher um bom mecânico, por exemplo. Nesse processo, esta empresa pode estimular a paixão por carros e valorizar o público que frequenta eventos de automóveis, sejam eles de luxo, esportivos ou antigos.
Uma empresa que faz produtos de limpeza, por exemplo, pode optar por valorizar os cheiros da natureza e um estilo de vida mais simples e ligado ao campo. Afinal, mesmo as pessoas que vivem no ambiente urbano sabem da importância que o verde e a natureza possuem. Ao fazer ações de proteção à natureza e discutir em suas redes sociais como proteger cada vez mais o meio ambiente, esta empresa poderá criar um sentimento de pertencimento na sua audiência, que passará a comprar seus produtos para sentir o cheiro de flores que eles exalam. Para que isso ocorra de forma verdadeira, é necessário que a empresa seja realmente engajada e tenha produtos que façam sentido, como embalagens retornáveis e elementos que não poluam o meio ambiente, por exemplo.
Com isso, a sua marca passa a fazer parte de um estilo de vida, agregando consumidores fiéis e engajados.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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