Dicas

5 medidas para ter mais eficiência no uso das palavras-chave

15/02/24

O uso de palavras-chave é fundamental em diversas ações no marketing digital, especialmente em Google Ads. Afinal, você quer chegar ao máximo possível de pessoas que buscam pelo seu produto ou serviço, certo?

Existem diferenças no uso de palavras-chave para SEO em blogs, por exemplo, e para anúncios no Google Ads. No entanto, os princípios ao redor das palavras-chave são parecidos e podem ser adaptados.

Quantidade: “menos é mais”

Vai anunciar no Google Ads? Não exagere nas palavras-chave, hein? O ideal é que elas precisam ter a ver com seu cliente e com aquilo que ele busca. Muita gente tende a colocar centenas de palavras-chave, mas isso pode tirar o foco daquilo que realmente é a procura do seu cliente potencial.

O ideal é que você separe os diferentes interesses do seu público em grupos, e faça anúncios diferentes para grupos de palavras-chave diferentes, em vez de apenas um só anúncio com inúmeras palavras. Afinal, um mesmo produto pode chegar a diferentes tipos de pessoas em etapas diferentes de suas vidas.

Quer um exemplo? Se você vai anunciar uma escola de cursos de programação, você pode ter jovens em fase da escolha de carreira, pessoas mais velhas em busca de recolocação no mercado ou mudança de carreira, ou pessoas da área buscando reciclagem: cada uma vai ser atraída por palavras-chave diferentes.

Palavra-chave negativa

Se você quer anunciar produtos alimentícios com origem animal, talvez seja uma boa ideia colocar a palavra “vegano” como palavra-chave negativa. Por quê? Porque assim você evita que as pessoas que buscam por produtos veganos cliquem no seu anúncio! E isso certamente vai te ajudar a economizar dinheiro, já que essas pessoas não comprarão seu produto de qualquer forma.

É importante atentar-se às palavras-chave que não devem ser consideradas, tanto quanto àquelas que devem ser levadas em conta. E isso só é possível com pesquisa, reflexão sobre as pesquisas feitas pelo público, bem como análise dos relatórios. Afinal, quanto mais você evita a chegada de pessoas que não são o público-alvo, mais certeira será sua campanha!

Foque no problema

Qual problema o seu produto ou serviço resolve para seu cliente? Se você pensa nisso, fica mais fácil de pensar em palavras-chave realmente efetivas. Isso acontece porque, ao pesquisar no Google, as pessoas não necessariamente buscam por um produto, mas por uma solução para seus problemas.

Se você vende produtos para escritório, pode ser que as pessoas busquem por inspirações para escritórios mais bonitos, ou por produtos específicos diferentes daqueles da sua loja. E o público que precisa de serviços como consultoria em vendas, por exemplo, provavelmente vai procurar por “como vender mais”, e não pelo serviço em si.

O segredo é tentar colocar-se no lugar do público.

Use e abuse das ferramentas

O que as pessoas estão procurando? Quais as palavras-chave mais usadas nesta ou naquela área?

Se tem uma coisa que existe aos montes são as ferramentas e plataformas de sugestão de palavras-chave, bem como pesquisas sobre elas.

UberSuggest, Google Keyword Planner, Semrush, Google Trends, Wordtracker e muitas outras plataformas podem ser usadas para entender o que as pessoas mais utilizam, buscar inspirações e analisar o que as pessoas colocam no campo de busca do Google.

Aplique a mesma lógica em tudo

Palavras-chave podem ser colocadas no blog da empresa, no canal do Youtube e em todas as redes sociais (geralmente em forma de hashtags). O segredo é usar a mesma lógica dos anúncios: ver o que as pessoas mais utilizam, pensar no que vão colocar no campo de busca, fazer testes e alternar conforme os resultados. Observar a prática de grandes players do mercado (especialmente concorrentes, mas não apenas) pode ser uma forma ótima de encontrar inspiração e ver como fazer cada vez melhor.