Usar linguagem leve pode ser, muitas vezes, um desafio. No entanto, é algo que as marcas buscam ainda mais em 2022, visando atingir o público cansado de notícias ruins.
Recentemente, duas campanhas de marketing utilizaram linguagem leve e estratégias divertidas: uma no Brasil e outra no Reino Unido, e cada um de forma diferente.
No Brasil, a Serasa (empresa de análises e informações para decisões de crédito) lançou uma campanha nas redes sociais em parceria com a astróloga Márcia Fernandes, conhecida como Márcia Sensitiva. Nos vídeos, a apresentadora relaciona os signos do zodíaco aos cuidados que todos devem ter com o dinheiro. A ideia é que seja uma ação bem-humorada, mas que também lembre as pessoas de algo sério: a importância de evitar surpresas financeiras.
Já no Reino Unido, a cervejaria Beavertown Brewery decidiu fazer uma campanha de sua cerveja sem álcool com base no recente escândalo do primeiro-ministro Boris Johnson, que teria se reunido com colegas do governo para festinhas no auge da pandemia. Na imagem, a marca pergunta: “Não tem certeza se é uma festa ou reunião de trabalho? IPA sem álcool”.
As duas marcas se aproveitam do período atual: uma delas aproveita a efeméride do início de um novo ano, enquanto a outra faz provocações que remetem ao noticiário político do país.
Com criatividade e dentro de suas respectivas áreas, as marcas dão exemplo de que é possível fazer duas coisas: usar linguagem leve e usar temas atuais para abordar questões que, em última análise, são sérias. No caso da Serasa, cuidar das finanças é algo sério. No caso da cerveja, o assunto sério é o escândalo político abordado.
Quando o objetivo é criar ações criativas que tragam linguagem leve, as marcas devem se questionar como o público responderá ao anúncio. Muitas vezes, ao acreditar que estão fazendo algo criativo, algumas empresas acabam sendo ofensivas com algum grupo.
Portanto, é necessário ter cautela. Se a ideia é criar uma ação parecida com a da Serasa e da Beavertown Brewery, uma ótima opção é exibir a peça a um grupo selecionado de pessoas e verificar o que acham. Caso haja resposta negativa, é só mudar o projeto!
Esse tipo de atitude das marcas frente a situações atuais costuma gerar bom engajamento, e não precisa ser uma ação que demande muitos custos: muitas vezes, algumas postagens em redes sociais já permitem o uso criativo de linguagem leve.
Marketing não é ciência exata: exige certo grau de coragem!
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