Dicas

Como aparecer nas respostas da IA do Google?

02/07/25

O que você acha de ter seu conteúdo utilizado como base para a resposta da IA do Google?

Como diria Lulu Santos: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Pois é. Se tudo muda, é claro que o trabalho de SEO não permaneceria o mesmo. E com a chegada da Inteligência Artificial em quase todos os ambientes digitais atualmente, já sabemos que ela também influencia mudanças na forma como lidamos com a produção de conteúdo e estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Como você já deve ter visto no AI Overview do Google (aquele resumo que aparece logo que você faz uma busca), a ferramenta que encontra informações não mostra mais apenas os resultados: ela gera respostas completas que resumem o conteúdo publicado nos sites mais confiáveis. O mesmo também é feito pelo AI Mode das ferramentas de IA como o ChatGPT, Copilot e outros.

Apesar de a IA do Google reduzir a quantidade de visitas nos sites (visto que muitas pessoas se contentam com a resposta rápida), ela também indica os links principais nos quais ela se baseia.

Pensando nisso, vamos para algumas dicas e considerações para aparecer nas respostas da IA do Google:

1- A IA traz quem fez bom trabalho de SEO ao longo dos anos

Não tem jeito: para ter um site respeitado e considerado fonte de informações para os algoritmos dos mecanismos de busca, não existe fórmula mágica ou segredo: o posicionamento da página, com IA ou não, se dá em função da prática constante do posicionamento da marca e do investimento em marketing de conteúdo.

2- Continua valendo o EEAT

Você já ouviu falar da sigla EEAT? Trata-se da representação dos pilares em que se baseia o algoritmo do Google para encontrar uma página e colocá-la no topo das buscar por um conteúdo. As letras correspondem às palavras Experience (Experiência), Expertise (Especialização), Authoritativeness (Autoridade), e Trust — ou Trustworthiness (Confiança / Confiabilidade).

Isso significa que o algoritmo tende a priorizar essas características em um site para selecioná-lo no topo das páginas, e continua fazendo isso para escolher as fontes que serão resumidas nas respostas da IA do Google.

Portanto, os melhores caminhos para que as páginas sejam valorizadas é buscar sempre reforçar a segurança da página de vendas, destacar a qualidade dos profissionais, gerar links para páginas respeitadas, entre outras medidas já conhecidas do marketing de conteúdo.

3- Produza conteúdo com respostas diretas

Uma ótima forma de produzir conteúdo amigável para que a IA encontre sua página é gerar respostas diretas. Quando seus textos têm uma estrutura confiável e são escritos com clareza, eles se tornam mais fáceis acessíveis aos algoritmos. O uso de subtítulos e linguagem acessível (de fácil entendimento) é sempre importante. Valorize também os parágrafos objetivos.

Confira um exemplo abaixo:

exemplo de resposta direta para a pergunta “como fazer email gratuito”

4- Mostre que seu conteúdo tem base sólida

Vai escrever um artigo sobre saúde? Tenha links para revistas acadêmicas, artigos atualizados e especialistas como fonte. O mesmo é válido para qualquer outro tema: elementos como a fonte de informação, os dados referenciados e os autores com formação relevante podem garantir mais autoridade, o que permite fazer com que, por consequência, os sistemas de IA identifiquem a informação.

5- Tenha site com dados estruturados

Esta é uma medida técnica, e talvez você tenha que falar sobre ela com os programadores e responsáveis por deixar seu site no ar. As marcações em HTML, a separação dos textos de um blog em categorias, bem como outras marcações de páginas que ficam escondidas do público geral, são fundamentais para que os robôs do Google consigam ler a página com mais facilidade.

6- Responda a perguntas específicas

Por fim, vamos pensar em perguntas que as pessoas digitam no campo de busca do Google? O conteúdo que antecipa dúvidas específicas por meio de repostas simples e direta tende a ser mais valorizado pela IA e pelo SEO.

Uma tática que pode ajudar na sua produção de conteúdo é a seguinte:

  1. Faça uma pesquisa que interesse para o seu conteúdo.
  2. Verifique a resposta rápida que a IA do Google resume para você.
  3. Crie um conteúdo semelhante, respondendo à mesma pergunta ou a perguntas semelhantes.

    Existe a tendência de que o Google identifique seu conteúdo como confiável, já que ele é parecido com o que já existe – e se tiver informações a mais ou com mais embasamento e atualização, melhor ainda!

    Lembre-se: o SEO continua existindo, apenas com atualizações e novos desafios!