Sem categoria

Como o “Texto Alternativo” pode Melhorar o SEO do Instagram

17/10/24

Você sabia que dá para melhorar o SEO do Instagram? Diferente de algumas redes sociais que não podem ser encontradas em uma busca no Google, o Instagram pode. E para que as pessoas encontrem seu perfil em um busca, o texto alternativo das suas fotos pode fazer toda a diferença!

Se a sua marca promove a venda de suplementos alimentares, por exemplo, além do texto da legenda da foto (e do vídeo), o Google também terá acesso ao texto acrescentado como “alternativo”. Assim, se o seu post for uma receita de vitamina com proteína, por exemplo, o texto alternativo pode ser as palavras diferentes que não estão na receita em si (copo e colher, por exemplo), o que aumenta as chances de alguém encontrar a postagem. Esse texto também terá repetições de palavras, reforçando aquelas que são mais importantes para o conteúdo.

O que é o Texto Alternativo?

O objetivo do texto alternativo não é, inicialmente, contribuir para o SEO do Instagram. Sua principal função é descrever a imagem para pessoas com deficiência visual. Assim sendo, o texto a ser escrito deve conter apenas uma descrição da imagem. As pessoas com deficiência visual têm os smartphones configurados para ler o texto.

Além de aumentar a acessibilidade para pessoas com deficiência, o Texto Alternativo também contribui com pessoas que tenham acesso limitado à internet. Isso acontece, por exemplo, quando a conexão não consegue fazer o download da imagem: o usuário pode ler o texto alternativo e saber do que se trata a imagem, o que já ajuda bastante.

Como inserir o texto alternativo

Se você quer melhorar o SEO do Instagram da sua marca, você pode editar as fotos já postadas. Basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito da foto e escolher a opção “Editar”. No canto inferior esquerdo da imagem, vai aparecer a opção “Editar Texto Alternativo”. Basta selecionar, digitar o texto e pressionar o botão azul para publicar.

Caso seja uma postagem nova, a opção de “Editar Texto Alternativo” surgirá na imagem antes da publicação. Confira as imagens abaixo.

Como fazer um bom texto alternativo para o SEO do Instagram

Considerando que o foco do texto é explicar o que há na imagem, é preciso seguir algumas dicas importantes:

  • Escreva um texto sucinto e direto. Utilize palavras simples. A descrição deve ser detalhada caso a imagem tenha detalhes, mas não deve ser exaustiva e nem conter todos os detalhes possíveis.
  • Evite expressões como “vemos” e “podemos ver”. Em vez disso, vá direto ao ponto. “Uma vaca caminha pelo pasto” é melhor que “Vemos uma vaca caminhando pelo pasto”.
  • Use as palavras-chave do contexto. Além de ajudar no SEO, a pessoa com deficiência precisa entender o contexto da imagem. Exemplo: “Fone de ouvido bluetooth sem fio” em vez de “Fone de ouvido sem fio”, pois “bluetooth” é uma palavra-chave do produto.
  • Não use abreviações. Nada de “vc”, “EUA” e “pfvr”. Escreva “você”, “Estados Unidos” e “por favor”, por exemplo.
  • Escreva o texto que tem na imagem. Se houver um texto na imagem, escreva isso no Texto Alternativo. Por exemplo: “placa com os dizeres ‘não pare na pista’ em uma rodovia cercada de árvores”. Os mecanismos de SEO do Instagram não leem diretamente as fotos.
  • Nomeie as pessoas famosas na foto. Você pode escrever “uma cantora dança no palco” se a imagem for ilustrativa, mas se a cantora for a Taylor Swift ou a Maria Bethânia, escreva o nome na descrição!
  • Descreva a cor se ela for um destaque. Você não precisa contar qual a cor de cada peça de roupa usada pela pessoa na foto, mas se for importante destacar que a camisa é rosa devido à campanha “Outubro Rosa”, ou se for uma imagem da área de moda, em que as cores usadas pelo modelo importam, aí a cor se torna necessária.

Agora você está pronto para melhorar o SEO do Instagram!