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Funil de vendas: você está fazendo tudo isso?

16/03/24

A manutenção de uma boa estrutura de funil de vendas é fundamental para que os novos leads captados sigam pelo processo de envolvimento com a marca para que se tornem clientes. No entanto, pode ser que você não esteja realizando algumas tarefas consideradas chave para que o funil funcione devidamente.

Que tal conferir se você está atento aos detalhes no funil de vendas?

1- O conteúdo de meio de funil está dando soluções?

O topo do funil de vendas exige que o conteúdo produzido seja de educação e conscientização. E no fundo do funil, é necessário que o conteúdo aborde a venda do produto ou serviço como solução ao problema. No entanto, muitas marcas se esquecem de oferecer soluções no conteúdo de meio de funil, ou seja, ao lead que ainda não está pronto para fazer uma compra, mas segue buscando soluções.

Por isso, conteúdos gratuitos (como e-books, e-mails mais completos e até mesmo lives exclusivas) podem ressaltar sua autoridade e aumentar o nível de confiança. E não é apenas com uma entrega que o cliente em potencial ficará satisfeito. Muitas vezes, isso requer tempo.

2- A constância é satisfatória?

Para manter o engajamento do público, ser constante é necessário! Não adianta mandar uma newsletter aqui e depois uma informação ali: por isso é tão importante as ferramentas de automatização. As newsletters, e-mail marketing ou outros tipos de contato devem ser feitos semanalmente (em média). O uso das ferramentas de nutrição de leads ajuda a analisar as taxas de abertura, os cliques e outros dados que sejam úteis para melhorar o conteúdo.

3- Como estão os CTAs?

Em todas as etapas do funil de vendas, é preciso utilizar CTAs (Call-to-action) bem pensados. Eles precisam ser objetivos, e podem ter mais sucesso se seguirem técnicas de copywriting. Se puderem ser personalizados, ou seja, adaptados para cada grupo de cliente conforme suas necessidades, melhor ainda!

4- Marketing e vendas estão integrados?

A relação entre as equipes de marketing e vendas deve ser constante. Afinal, as estratégias de marketing devem estar atreladas às metas de venda, e as métricas da equipe de marketing certamente vão ajudar a melhorar as vendas. Mesmo assim, muitas empresas mantém tais departamentos longe um do outro, impedindo melhorias no processo do funil de vendas.

5- O monitoramento é contínuo?

É claro que, em meio a tantas tarefas, algumas empresas acabem mantendo as mesmas estratégias e o mesmo estilo do funil de vendas ao longo de muito tempo. No entanto, o monitoramento contínuo deve servir para mudar as estratégias conforme o “balanço dos ventos”. As ferramentas de análise precisam funcionar para que as mudanças sejam fluidas e não estejam em atraso com relação às transformações que os dados mostram em tempo real.

Quer melhorar seu funil de vendas para seu e-commerce? Entre em contato com a ISSOaí!