“O futuro não é mais como era antigamente”: o trecho da canção da banda Legião Urbana nunca foi tão verdadeiro, e o principal motivo para isso é a pandemia de Covid-19. Ela trará novos hábitos, e já é possível compreendê-los.
Depois de um ano de efeitos catastróficos na sociedade em diversos âmbitos (e sem indicativos de que vá melhorar tão cedo), já é possível analisar os efeitos da quarentena e do isolamento social. Foi por isso que a Globo e o Instituto Datafolha fizeram uma pesquisa.
O estudo chamado “Ideia de Futuro: O Brasil Pós-Pandemia Pode Ser Melhor?”, divulgado pelo Meio&Mensagem, realizou entrevistas com mais de 2mil pessoas e chegou a alguns números interessantes.
Segundo a pesquisa sobre os novos hábitos no pós-pandemia, 86% dos entrevistados afirmou que a pandemia trouxe aprendizados:
Segundo 97% dos entrevistados, a pandemia mostrou que as pessoas são todas iguais. 93% enxergaram que as ações de uma pessoa podem impactar na vida das outras e no meio ambiente.
Os novos hábitos para o futuro podem ser vistos em alguns aprendizados mostrados nos números a seguir:
A mesma pesquisa indica como o público está mais exigente com o posicionamento das marcas, reforçando o que foi indicado por outra pesquisa, comentada aqui.
O que os resultados da pesquisa indicam é que as pessoas devem aprender melhor a consumir itens para a casa, bem como utilizar serviços on-line, desde compras pela internet ao consumo de entretenimento por meio de streaming.
Outra expectativa que podemos ter de do futuro é a respeito da alimentação e dos hábitos: cada vez mais as pessoas devem procurar por orgânicos, alimentos saudáveis e exercícios físicos. As marcas que se unirem a estas bandeiras devem conseguir bons resultados.
O planejamento das finanças indica uma tendência de que as pessoas devem se atentar ainda mais aos gastos, o que pode tornar o consumidor mais exigente e menos propenso a fazer compras por impulso, por exemplo.
As marcas que terão mais chances de prosperar são aquelas capazes de ler essas tendências e acompanhar as mudanças no consumidor e seus novos hábitos.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?