Notícia

McDonald’s e Netflix ensinam sobre o marketing local

19/10/19

Recentemente, a gigante do streaming Netflix lançou um relatório com os resultados do seu terceiro trimestre. No mesmo período, o gigante do fast food lançou uma nova campanha para celebrar o milésimo restaurante no país, caracterizada pela valorização dos “apelidos” que as pessoas dão ao restaurante, chegando a realizar até mesmo mudanças de fachada de alguns restaurantes.

Os números e informações que as duas empresas oferecem mostram a grandiosidade delas. A Netflix teve um aumento de 31% no faturamento em comparação com o ano anterior, somando US$5,2 bilhões no mundo todo. Enquanto isso, o McDonald’s carrega ótimos números no Brasil: crescimento de 9,4% é superior ao de 5,7% dos negócios semelhantes, garantindo um aporte de R$1,25 bilhão em novos restaurantes nos próximos meses, a despeito da economia lenta do país como um todo.

Marketing local?

As duas notícias recentes apenas corroboram com um paradoxo de nossos tempos: o global e o local devem andar alinhados.

Os resultados destas grandes empresas existem porque elas estão alinhadas com a cultural local. Não seria possível fazer uma campanha como a do McDonald’s em outro país desta maneira. Da mesma forma, o que contribuiu para o crescimento da Netflix foi a criação de conteúdo próprio em cada país, já que as pessoas desejam ver a si mesmas representadas nas séries e filmes.

É por isso que é importante conhecer a cultura local e buscar formas de adaptar sua linguagem e estratégias de marketing. Com criatividade, é possível criar estratégias mais abrangentes que se combinem com as estratégias pontuais, de forma a manter uma mesma estratégia da marca, e ao mesmo tempo agregar o público que se identifica com características de sua região, cidade ou comunidade.

Portanto, é possível se inspirar em grandes empresas, como as citadas acima ou outras, para estabelecer pontos de conexão entre uma marca e as pessoas de uma região em específico. O caminho para isso é, em essência, conhecer os locais onde a marca busca se estabelecer e refletir sobre a linguagem, preferências e motivos de orgulho regional para atingir o público com mais força e mostrar a ele gerar conexão.