Notícia

Nova identidade visual do Burger King e do McDonald’s indicam tendência

17/02/21

Em janeiro, a rede de fast food Burger King anunciou uma nova identidade visual, inspirada no logo dos anos 60, e criou uma fonte para cada um dos sanduíches. A marca não mudava seu logo desde 1999, e desta vez aplica um logo muito parecido com o que era utilizado antes de 1999. Cores mais básicas também reinam na mudança.

À esquerda, logo usado de 1999 a 2020. À direita, o novo logo
Identidade visual – Burger King

Em fevereiro, o McDonald’s anunciou mudança no design de suas embalagens. O icônico logo da maior rede de fast food do mundo seria difícil de mudar, mas as embalagens dos lanches e dos copos passaram por uma repaginada.

Nova identidade visual – McDonald’s
Exemplo de copo do McDonald’s

O que essas mudanças têm em comum

Como podemos ver pelas imagens, tanto o Burger King quanto o McDonald’s mostram a tendência de logos mais simples e facilmente aplicáveis a diversos materiais.

Há alguns anos, uma mudança no logo do Google gerou redução de 14 mil bytes para 305 bytes no carregamento da imagem. Considerando as milhões de visitas diárias do site de busca, a mudança resultou em um consumo 45 vezes menor dos servidores.

Isso foi em 2015, mas representa como os logos mais simples e sucintos podem ser vantajosos. No caso das redes de fast food, note como as cores e os formatos permitem que as pessoas reconheçam facilmente os produtos sem que precisem processar demais a informação na cabeça.

Novo padrão utilizado no McDonald’s

Uma tendência e um alerta

Essas mudanças mostram uma tendência, que não é de hoje, de simplificar. Já se foi o tempo em que as identidades visuais da marca precisavam se mostrar modernas com designs arrojados demais ou extremamente “modernos”.

Se isso for interessante para a sua marca, é possível pensar em como simplificá-la. Isso pode facilitar tanto para os processos na internet, como uma imagem mais leve na assinatura do e-mail, quanto nos materiais impressos, que podem ter uma marca mais “aplicável”.

Vale pensar, também, no fator relacionado ao excesso de conteúdo que chega até as pessoas: cada vez mais saturadas de informação, o público achar bem-vinda uma imagem mais “clean”.

O alerta, no entanto, vai para o cuidado com que se deve fazer uma marca mais leve. Muitas pessoas associam um logo simples e uma identidade visual enxuta como algo que exige pouco dos profissionais, quando na verdade é exatamente o OPOSTO: o mais simples exige ainda mais cuidado com as cores e as formas!

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