Artigo

7 marcas que trabalham de forma sustentável – e o que aprender com elas

31/08/22

Quer trabalhar de forma mais sustentável? Neste artigo, vamos falar sobre exemplos de empresas para se inspirar.

A sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. E conforme já explicamos anteriormente, sustentabilidade vai muito além de ações pontuais voltadas ao meio ambiente (embora sejam o mínimo que uma empresa deva fazer).

As bases da sustentabilidade estão na concepção de que o crescimento econômico deve ocorrer de forma conjunta: uma empresa só cresce quando sua comunidade cresce junto: ela terá um mundo melhor se der as mãos para as instituições, e não se tentar apenas se destacar sozinha.

É por isso que o tripé da sustentabilidade é fundamental: práticas ambientais precisam caminhar em conjunto com práticas sociais e econômicas. Assim, a empresa se torna parte de um todo e contribui para que as pessoas tenham mais qualidade de vida, a natureza seja menos impactada, e a comunidade ganhe mais desenvolvimento.

Repare nas atitudes sustentáveis abaixo, e veja como elas sempre contribuem para que as empresas possam reduzir custos, aumentar a credibilidade, e consequentemente obter maiores lucros e vendas.

Conheça sete marcas e sete diferentes atitudes sustentáveis para se inspirar.

Renner

A rede de lojas de departamento Renner criou um sistema de cisternas de água da chuva em pelo menos 100 unidades, reduzindo o consumo de água em 55%. Além da medida simples e de baixo custo que contribui para a redução do consumo de um bem que infelizmente pode se tornar tão escasso, a empresa também lançou uma coleção que reutiliza fios da sobra de tecidos.

Ambev

A maior cervejaria do Brasil – e uma das maiores empresas de bebida do mundo – planeja atingir a marca de 1/3 dos caminhões de sua frota movidos a eletricidade até 2023. Com isso, 1.600 caminhões de sua estrutura deixarão de utilizar combustíveis fósseis, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera. Trata-se de uma medida possível e feita com o planejamento que a sustentabilidade requer.

Natura

A Natura é um grande exemplo de empresa que investe em sustentabilidade. Repleta de ações sustentáveis que envolvem até mesmo a forma de obter alguns recursos da Amazônia (contribuindo para o desenvolvimento de comunidades na região), a empresa busca tomar atitudes que reduzem o impacto ambiental, como utilizar 80% de produtos de origem vegetal e substituir o polietileno comum pelo polietileno verde (feito de cana de açúcar) nas embalagens plásticas. Além disso, a empresa reaproveita o material de garrafas PET para a produção de embalagens – tendo feito isso com mais de 6 milhões de garrafas.

Banco do Brasil

Em 2020, o Banco do Brasil inaugurou sua primeira usina de energia solar na cidade de Porteirinha, em Minas Gerais. Com essa medida, o banco estatal deve gerar 14 gigawatts-hora para abastecer mais de 100 agências, reduzindo assim o consumo de energia elétrica e ainda economizando até R$ 80 milhões em 12 anos.

Sítio Kolibri

O Sítio Kolibri, cliente da ISSOaí Design, é um dos maiores produtores de orquídea do Brasil e está localizado em Holambra. As estufas da empresa são abastecidas durante o ano todo com água de tanques abastecidos pelas chuvas, reduzindo ao máximo o consumo desta riqueza por outras fontes. Além disso, a empresa instalou um parque solar capaz de produzir 1,5 megawatts de energia. As flores também são entregues em caixas de tamanho reduzido e com quantidade mínima de tinta, a fim de evitar o desperdício de material e facilitar a reciclagem.

Perpetuum

A marca de roupas “Perpetuum” produz peças feitas de poliamida biodegradável, evitando assim o consumo de materiais com tempo maior de decomposição. Enquanto um produto de poliamida sintética demora 50 anos para se decompor quando jogado em um aterro sanitário, por exemplo, o de poliamida biodegradável demora apenas 3 anos. Além disso, a marca de roupas utiliza apenas produtores locais para comprar insumos para sua produção.

Andarilho da Luz

A operadora de turismo Andarilho da Luz, que atua em regiões de Minas Gerais, desenvolveu um projeto de hospedagem em casas de moradores dessas regiões, promovendo assim a melhoria na renda dessa população, além de interação dos turistas com a cultura local. A iniciativa acaba incentivando melhorias de infraestrutura nos espaços e também desenvolve o turismo ecológico.

E a sua empresa? Que medidas ela pode tomar para ser mais sustentável?

.

*imagem do topo: Image by rawpixel.com on Freepik