O podcast tá indo de vento em popa, mas tem algo faltando, certo? Muitas vezes, a gente precisa aumentar a visibilidade do podcast com algumas medidas simples, mas que podem cair no esquecimento quando estamos com tantos afazeres.
Muitas das coisas que precisam ser feitas para dar esse gás na visibilidade do podcast também podem ser feitas para todo tipo de projeto: seu site, seu projeto de mentoria, curso online, entre infinitos outros exemplos.
Mas é fato que muitas vezes, diante de tantos afazeres e preocupações, a gente acaba deixando de lado algumas das ações. Lembrar-se delas e coloca-las em prática é o nosso objetivo! Vamos lá?
Não importa se seu podcast tem apenas áudio ou se já está no grupo dos mesacasts: você pode selecionar um trecho e publicá-lo nas redes sociais. Procure pelos momentos mais interessantes, curiosos e engraçados das publicações antigas, escolha uma imagem para acompanhar (caso seja apenas em áudio) e publique os vídeos nas redes sociais. Dê preferência para o formato mais aceito, como o vertical para o Instagram ou TikTok, e o horizontal para um canal do Youtube. O importante é gerar no público a vontade de escutar os episódios antigos e fazê-lo entender que o conteúdo vale a pena ser acompanhado.
Seja um print da tela da chamada de vídeo, seja uma selfie no estúdio ou até mesmo uma imagem da edição do próximo episódio: todas essas imagens criam expectativa no público e geram curiosidade, além de manter a frequência das publicações nas redes sociais.
Para evitar cair na mesmice, você pode fazer fotos de reuniões de pauta e até mesmo de anotações. Mostre a sua própria imagem (ou da equipe) em momentos diferentes e até mesmo em momentos da vida pessoal, se for o caso da sua proposta. O importante é que o público saiba que quem faz o podcast são pessoas comuns que passam pelos mesmos “perrengues”, pois isso conecta as pessoas.
É claro que os convidados de um podcast devem trazer conteúdo de qualidade para a proposta do programa. Mas eles também podem ser ferramentas capazes de trazer público. Se não for possível fazer isso com convidados a serem entrevistados, você pode ter resultado chamando os famosos “guest hosts”, ou seja, apresentadores convidados que terão o papel de entrevistadores, apresentando o programa sozinhos ou junto do apresentador fixo. O objetivo desse tipo de iniciativa é chamar o público que acompanha o trabalho da pessoa. Para divulgar, faça postagens compartilhadas nas redes sociais e estimule a interação com o convidado também nas redes, sempre marcando seu perfil.
É importante tomar cuidado, no entanto, para não ter um convidado com foco apenas na visibilidade! É preciso que a pessoa tenha entrosamento e conexão com o tema e a equipe, caso contrário o tiro pode sair pela culatra!
Outro tipo de ação que pode ser feita, desde que de forma cuidadosa, é a onda das trends nas redes sociais. A todo momento surgem memes, sugestões de postagens, correntes e tipos de vídeos (com uma dança ou música específica) que podem ser adaptados para algum conteúdo.
O segredo é usar a criatividade conforme surgirem as ondas e sempre postar o mais rápido possível, já que elas podem cair em desuso em questão de alguns dias. Afinal, se a ideia é ter mais alcance, é preciso aproveitar o momento e chegar ao máximo de pessoas que aderiu à “nova moda”. Mas é preciso ter cuidado: algumas das chamadas “trends” podem não fazer sentido para um determinado podcast, assim como o excesso de participação pode vir a reduzir a credibilidade do projeto.
Não tem como fugir: é preciso estar presente todos os dias nas redes sociais. As postagens precisam aparecer sempre, e isso pode tomar bastante tempo por parte da equipe. Por isso, o segredo é programar postagens antecipadamente por meio de uma plataforma de gerenciamento de redes sociais. As opções existentes no mercado, entre pagas e gratuitas, são muitas.
É importante que o seu podcast tenha temas criativos e inesperados, de forma a sempre surpreender o público. Os episódios precisam trazer aquele conteúdo que o público “não sabia que precisava ouvir”, ou seja, que atraia a curiosidade das pessoas, mas não seja necessariamente óbvio, gerando curiosidade.
“É paradoxo que chama isso”, risos. Piadas à parte, é preciso compreender que é necessário alternar os temas criativos com aqueles mais óbvios e esperados, a fim de manter um bom público e ainda atrair novos ouvintes. Só assim para aumentar a visibilidade do podcast!
Se o seu podcast é sobre saúde e muita gente pergunta sobre saúde mental, por exemplo, faça conteúdos sobre este tema. Conteúdos sobre cinema, por exemplo, podem até falar de filmes obscuros e assuntos complexos, mas em algum momento vão precisar comentar os lançamentos mais populares!
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