Dicas

5 dicas para produzir vídeos de maneira econômica

07/04/23

Infelizmente, não tem como fugir muito disso: sua marca provavelmente vai precisar produzir vídeos. Afinal, a produção de vídeos é uma parte fundamental do conteúdo de marketing de uma empresa.

Cada empresa vive uma realidade diferente: algumas precisam de mais presença nas redes sociais, enquanto outras enxergam a necessidade de produzir campanhas, entre outras. A realidade financeira também varia.

A boa notícia, no entanto, é que existem formas de produzir vídeos sem que ocorram tantos gastos, aproveitando ferramentas e táticas que reduzem os custos.

Pensando nessa realidade, listamos algumas estratégias que podem ser úteis na hora de produzir vídeos.

1- Reaproveite (com criatividade) as imagens já produzidas

Sua empresa já tem vídeos produzidos? Já contratou uma produtora para fazer o institucional? Você tem imagens do catálogo de produtos em forma de vídeo? Então você pode usar a criatividade e reaproveitar estas filmagens em futuros vídeos. Isso ajuda a reduzir custos e otimiza investimentos feitos anteriormente.

É importante, no entanto, que a equipe seja criativa, para não passar a sensação de repetição de cenas ao público.

2- Aposte em animações ou “slides”

Se você precisa produzir um vídeo sobre um dos seus produtos, ou gostaria de apresentar alguma ideia na próxima reunião interna, os vídeos em formato de animação podem ser ótimos para reduzir os custos. Fique tranquilo: não estamos falando de animações complexas! Muitas animações são simples e extremamente eficientes.

3- Aproveite as ferramentas dos aplicativos

Se você utiliza aplicativos como o Instagram e o TikTok, então já sabe muito bem que é possível editar vídeos diretamente nos aplicativos das redes sociais. E se a sua marca está presente neles, aproveite para usar e abusar dos filtros, das diferentes formas de editar, cortes e inserções de músicas!

Também existem apps de edição de vídeo que podem ser ótimas saídas para manter publicações na internet de forma a atingir mais pessoas. Faça uma apresentação dos produtos, ou então monte sequências de fotos com música para conquistar engajamento! O importante é testar sempre!

4- Use letreiros e fotos!

Se a ideia é produzir um vídeo simples, não tenha medo de utilizar imagens “paradas” de fotografias com letreiros explicando aquilo que for necessário.

Sabemos que a produção de vídeos é mais cara que a produção de fotos, e ter um locutor falando no vídeo pode não ser tão acessível quanto usar letreiros. Então aposte no mais simples se ainda não for o momento para sua empresa investir de forma intensa nos vídeos!

5- Aproveite a equipe de colaboradores

Se o próximo vídeo para as redes sociais precisa de alguém falando no vídeo, que tal utilizar alguém da própria equipe? Certamente tem alguém mais extrovertido que assumiria esse papel entre os colaboradores! Além disso, se o vídeo for sobre um serviço ou produto em específico, pode ser que o profissional diretamente ligado a ele seja de fato a melhor pessoa para tratar do assunto!

Quer produzir mais conteúdo em forma de vídeo? Fale com a ISSOaí!