
Sua marca está no TikTok? Que tal vender seus produtos no TikTok Shop? A ferramenta da vendas da rede social chinesa chega para fazer frente a gigantes do varejo nacional, como Magalu e Mercado Livre. A expectativa é que a nova empreitada da ByteDance (dona do TikTok) movimente até 39 bilhões de reais no Brasil até 2028, segundo o portal Olhar Digital. Se isso ocorrer, a plataforma terá de 5% a 9% do e-commerce brasileiro.
Os usuários do TikTok poderão fazer compras por meio da rede social de diferentes formas: escolhendo um produto em anúncio do feed da rede social; visitando a vitrine de produtos (cuja seleção será feita por algoritmos com base nas preferências do usuário); ou em uma transmissão ao vivo de um Creator ou marca.
Com pagamentos possíveis em forma de pix, boleto, cartão de crédito e de débito, a plataforma vai garantir uma comissão aos criadores que fizerem a venda, sendo que uma comissão ficará para a plataforma. A porcentagem que ficará com a ByteDance não foi divulgada, mas a empresa alega que será menor que a taxa cobrada pelas concorrentes.
As vendas serão possíveis para marcas de todos os tamanhos e todos os criadores com pelo menos 5 mil seguidores.
As marcas e criadores poderão fazer anúncios em forma de vídeos no feed ou impulsionando lives. Assim, o que antes levaria o usuário para uma plataforma terceira, agora levará para o “site de vendas” próprio.
De acordo com a plataforma, o TikTok Shop ajudará a democratizar o ecossistema de criadores, pois permitirá que os influenciadores menores consigam vender produtos e conquistarem alguma remuneração pelo trabalho.
O sistema vai permitir tanto que o influenciador venda os próprios produtos quanto os de outras marcas, em um sistema de colaboração direcionada, ou seja, uma parceria em que o influenciador ganhe uma porcentagem combinada.
Isso deve fortalecer a compra por interação, segundo o TikTok no Meio & Mensagem, mudando o contexto da compra por meio de sites de e-commerce e permitindo que o usuário descubra os produtos enquanto consome conteúdo de seu interesse.
Colocar seus produtos no TikTok e fazer parcerias com Creators pode ser uma ótima ideia para ser um dos primeiros a utilizar esta nova plataforma. Isso também permitirá descobrir as vantagens e desvantagens deste modelo de vendas logo no começo, facilitando assim a tomada de decisões futuras no que diz respeito ao marketing e estratégias de vendas.
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