As tendências que os profissionais do marketing apontam para o futuro são bastante convergentes: todos concordam que a representatividade, a criação de histórias e a autenticidade são pontos fortes para a conexão entre as marcas e o público.
Em um artigo para o site Meio & Mensagem, a empresária Isabela Ventura apresentou alguns insights de tendências para o marketing com base no que presenciou na VidCon, o maior evento de mídias sociais e vídeo do mundo.
Pensando nas tendências apontadas, decidimos comentar algumas com dicas que as empresas podem seguir a partir de já para não ficarem para trás.
A primeira das tendências a serem comentadas tem relação com as ações para gerar identificação e compartilhar causas com o público. Para isso, segundo a empresária, é preciso que a marca tenha um propósito e um benefício para o mundo.
Para colocar isso em prática, é fundamental que a sua marca e empresa revise os textos-base que norteiam suas ações. Se a ideia de “missão, visão e valores” for muito ultrapassada para você, considere fazer algum manifesto ou qualquer outro modelo que caiba à sua marca. A partir do momento em que você tem organizada a ideia do papel que sua marca tem no mundo, fica mais fácil encontrar os nichos e as lutas que fazem sentido.
Nessa busca por atender a lutas de nichos da sociedade e defender determinadas ideologias, as marcas precisam entender que o mais importante não é ter audiências gigantes, e sim gerar valor dentro da conversa de uma comunidade.
Ou seja: a partir do momento em que uma marca sabe do seu lugar no mundo, ela poderá definir com quais grupos poderá dialogar e como gerar valor, fazendo valer as crenças nas quais se baseia.
Quer um exemplo? A marca Dove, por exemplo, acredita que todas as pessoas devem amar seus corpos e valorizá-los independentemente do que ditam os padrões de beleza. Ao colocar este discurso, ela está mais focada em servir de exemplo para uma geração de pessoas do que em quantos serão atingidos pela mensagem.
Nestas horas, se quiser seguir essas tendências, considere influenciadores e canais de nicho que combinam com a sua mensagem, e você vai gerar mais engajamento do que se der foco apenas em influenciadores grandes que não estão alinhados com a missão da sua marca.
Por fim, é importante que as empresas entendam que há um efeito líquido do conteúdo criado. As pessoas se engajam mais rápido com as campanhas, mas terão relações cada vez mais rápidas com elas. Por isso, o processo de criação deve ser mais rápido, assim como o tempo de teste e o modo de organização das equipes. E isso deve ser considerado como uma das principais tendências: mudar a forma de trabalhar.
É por isso que aquela sua ideia de produzir um vídeo para as redes sociais ou a proposta de aproveitar algum assunto que está efervescente no momento devem ser feitos o mais rapidamente possível, superando os limites que as equipes de marketing mais tradicionais geralmente possuem.
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