Notícia

Mastodon ou Koo: as redes sociais que podem crescer

22/11/22

Recentemente, uma rede social chamou a atenção dos brasileiros: um aplicativo chamado Koo. Talvez o nome curioso e cheio de possibilidades de piadas tenha sido um fator importante para que a rede social indiana viralizasse entre os usuários do Twitter. E o motivo para isso foi baseado na expectativa da redução na qualidade dos serviços do microblog, que vem passando por transformações internas após ter sido comprado pelo bilionário Elon Musk.

Se o Koo App recebeu uma enxurrada de novos usuários brasileiros a ponto de gerar ânimo na equipe indiana, pode ser apenas uma onda passageira, mas não está totalmente descartado entre as possibilidades de novas redes sociais.

Confira, então, quais redes sociais que podem se destacar e merecem atenção:

Koo

A rede social com o som de um passarinho (e que soa como palavrão em português) se destaca por ser parecida com o Twitter. O aplicativo ganhou usuários na Índia justamente quando o governo do país comprou brigas políticas com o famoso microblog em função de questões políticas. O limite para cada postagem é de 500 caracteres, além de ser possível usar imagens, vídeos e enquetes. É possível dividir as contas que você segue em grupos temáticos. Os usuários também podem fazer postagens com o uso de diferentes línguas.

Mastodon

Outra rede social citada como possível substituta do Twitter (embora nada indique perda de usuários da rede após a troca de comando), o Mastodon também é um “microblog” que permite postagens de até 500 caracteres, mas tem uma plataforma que lembra bastante o Reddit ou o Tumblr. Ainda que muitos usuários reclamem da usabilidade das ferramentas, existem possibilidades de criar comunidades e buscar hashtags.

Hello

A Hello é ainda uma promessa do turco Orkut Buyukkokten, famoso por ter criado a “falecida” rede social que levava seu nome. Junto de engenheiros saídos do Google, o empresário afirma que busca criar um ambiente para “criar laços profundos”, de forma a ir na contramão da superficialidade das redes sociais atuais.

TikTok

Esse você já conhece e provavelmente já utiliza, certo? Pois é. Mas a plataforma de vídeos rápidos pode crescer ainda mais e ganhar ainda mais importância para a definição de tendências, o debate de ideias e a influência em setores da sociedade, como a moda e a música. O crescimento da publicidade na rede social tende a deixa-la ainda mais poderosa.

TikTok é cada vez mais propício aos negócios: veja dicas!

Vero

Imagine um Facebook ou Instagram sem algoritmo: ou seja, o conteúdo entregue ao usuário vem na ordem cronológica. As postagens e o funcionamento lembra bastante o Instagram, e já conta com opções tanto para desktop quanto para os smartphones. Vale ficar de olho.

Outras redes que podem vir a se destacar ainda mais são o Discord, a Twitch, Clubhouse e Caffeine.

O importante ao observar esses canais é compreender que, por mais que as redes sociais mais famosas sejam as mesmas nos últimos anos, tudo pode mudar de forma rápida. Diferente do seu site, que é sua casa na internet, tudo o que sua marca produz na internet está a um fio de “se perder”. É preciso estar atento para as mudanças de comportamento do público. E se for preciso, é necessário trocar de rede social – ou, talvez, acrescentar mais uma na lista!