O Spotify, serviço de streaming de música e podcast mais usado no mundo, anunciou que passará a ter um novo recurso de segmentação pra anunciantes baseado nos podcasts que o usuário ouve. A modalidade de anúncio vai considerar os podcasts nos seguintes tipos: Estilo de Vida e Saúde, Negócios, Tecnologia e Comédia. Com isso, os ouvintes da versão gratuita do Spotify terão anúncios mais conectados com seus interesses.
Segundo o site Meio e Mensagem, essa ferramenta funciona para 9 países e passará a valer agora também no Brasil. A mudança se dá em um contexto no qual o podcast aumenta cada vez mais como mídia: a empresa de streaming viu o consumo de podcasts aumentar 250% no último ano. No Brasil, que já se tornou o segundo país do mundo no consumo da mídia, são realizados mais de 100 milhões de downloads (considerando também outros agregadores além do Spotify).
Após investir fortemente em podcasts, o Spotify se tornou uma das principais fontes de consumo, tendo até mesmo alguns podcasts exclusivos.
As medidas têm sido até mesmo criticadas, visto que muitos críticos entendem que isso pode tirar a a descentralização da produção de podcasts, algo tido como ponto forte da mídia. De qualquer forma, esse tipo de debate faz parte de um desafio esperado quando há crescimento em um mercado específico.
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