Dicas

Soluções online para a sua empresa em tempos de coronavírus

19/03/20

Nada é mais importante do que salvar vidas e garantir que o número de infectados pela pandemia do coronavírus seja o menor possível. No entanto, quem se isola em casa precisa continuar com suas atividades comerciais e produtivas: é a única forma de minimizar os impactos na economia e continuar com faturamento.

Pensando nisso, a ISSOaí Design decidiu listar algumas soluções para manter os negócios em funcionamento, ou ao menos continuar presente na vida das pessoas para que elas não se sintam desamparadas.

1- Esteja presente e se prontifique a ajudar

Dependendo do produto ou serviço que você oferece, certamente é possível ajudar seu público a se manter saudável e feliz durante um período de quarentena ou movimentação reduzida. No entanto, antes de pensar em formas de ser remunerado por algo a ser entregue em domicílio ou pela internet, pense em ajudar o seu cliente: de que forma você poderá fazer com que ele seja beneficiado? Sua academia poderá ajuda-lo a se manter saudável em casa? Suas entregas de produtos o ajudarão a manter a rotina? Seu conteúdo será útil durante esse período? Lembre-se que isso tudo vai passar, e quando isso ocorrer, as pessoas precisarão se lembrar da sua marca.

2- Encontre um caminho online

Embora muitas empresas já sejam fundamentalmente online e tenham seus funcionários conectados, há muitos negócios que podem não parecer solucionáveis por meio da internet, mas provavelmente são (pelo menos em parte). Uma clínica médica pode ter todo o sistema de agendamento de consultas online, bem como os resultados de exames e até mesmo algumas orientações a distância. Escolas e faculdades certamente podem utilizar as plataformas de EAD (ensino à distância), enquanto que restaurantes podem muito bem fazer entrega por meio dos muitos apps disponíveis para esse fim. Uma auto mecânica, por exemplo, pode trocar vídeos com o cliente para entender o que se passa no carro, e agendar a busca do automóvel para o conserto sem que haja interação direta entre as pessoas, caso isso seja necessário.

Campanha da Ibraflor para incentivar o consumo de flores, que alegram a casa e podem ser importantes na saúde mental das pessoas. Isso estimula a manutenção da rotina com base em uma função do produto na sociedade.

3- Incentive a rotina

O que muitos mercados estão vendo é uma redução drástica nas vendas. Mesmo que seja possível fazer compras online ou continuar os estudos, por exemplo, algumas pessoas simplesmente param de comprar certos produtos ou simplesmente direcionam o foco para outros gastos. Se o seu negócio tem sofrido muitas quedas, busque incentivar as pessoas a viverem suas rotinas da melhor forma possível, mostrando o quanto o seu produto pode ajudá-la a ser mais feliz e a seguir com sua vida.

4- Converse com todos do seu setor e crie uma união

Em um período em que o isolamento é a principal ordem, é paradoxal que a união seja a melhor arma. Ainda que não seja recomendável estar fisicamente próximo das pessoas, é fundamental que as empresas troquem informações entre si. Deixe de lado as diferenças com os concorrentes e aproxime-se (virtualmente) de quem está no mesmo barco. Busque soluções em conjunto, divida gastos de plataformas online, procure profissionais aliados: é em momentos de crise que as associações, sindicatos e institutos reguladores fazem toda a diferença.

5- Inspire-se em exemplos

Neste exato momento, não faltam ideias e empresas que estão apostando em estratégias digitais: museus estão exibindo suas obras em exibições online como forma de manter o público interessado, restaurantes estão aumentando o serviço de entrega, e plataformas online estão oferecendo pacotes gratuitos para auxiliar o máximo de pessoas possível (além de, é claro, angariar novos clientes no futuro), como o Google Cloud o diversos serviços de streaming. Academias estão oferecendo treinos nas redes sociais ou em plataformas específicas para manter os alunos, e produtoras ou empresas criativas estão aproveitando para investir em novos projetos. Olhe para o que eles estão fazendo e tome a atitude necessária para driblar a crise.

A ISSOaí Design, por funcionar em formato de “home office”, continua com suas operações normalmente mesmo durante os momentos em que todos precisarem permanecer em casa. Por isso, você pode contar com nossos serviços e com nossa ajuda quando precisar!