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Senac e sua nova logo – um estudo de Brand

27/08/12

A transformação dos dias atuais, me parece, que chegam a cada dia mais depressa. Uma empresa deve se reinventar cotidianamente para atender a evolução de um mercado cada vez mais sedento por novidades. E isso passa pela transformação da marca. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial fundado em 1946 como um instrumento de qualificação para o mercado de trabalho para o setor do comércio de bens, serviço e turismo), mesmo sendo uma instituição de atuação nacional, seus Departamentos Regionais nos estados não possuíam uma identidade visual em comum. Em muitos estados a logomarca da instituição era uma variação da logomarca padrão, e no caso do Senac SP era um logo completamente diferente.

Distante da 1ª logomarca da instituição que era o mapa do Brasil, para a sua 2ª logomarca – concebida em 1969 – em que tijolos demonstravam a segurança e solidez da marca, o Senac evoluiu, se atualizou, se transformou para atender a crescente demanda para novas soluções. Para a transformação através da Educação.

Como já mencionado, apesar do Senac estar em todos os estados, não havia unificação da marca. Não era de se assustar ao fazer a comparação entre as logos do Senac SP, Senac RJ e Senac PR – esse último que continuou a adotar a logo de 1969 – não havia uma identidade visual, apenas o nome em comum: SENAC.

Uma marca deve ser para a empresa a sua alma. Deve expressar toda a sua essência para o mercado. Deve ser de fácil reconhecimento. Citando o célebre Philip Kotler, em entrevista para a HSM on line, em 09/11/2012: “a autenticidade é um ponto-chave na construção da marca de uma empresa. Mas não é isolada, afinal, para o consultor a “marca é um sistema complexo de convicções”. Por exemplo, Google, Apple e Starbucks, citadas por Kotler, desenvolveram mais do que uma marca, trata-se de um DNA, que está alinhado ao que os clientes buscam e acreditam”.

Diga-me sua marca e vos direis que és. Simples? Parece que algumas empresas não enxergam isso. Criam marcas que não se associam com sua alma. Sim. A empresa é uma pessoa. E qual pessoa é sua marca?

A nova proposta da logo do Senac vem aderir ao movimento de renovação. De honrar e descartar o antigo quando esse já cumpriu a sua missão. Aliás, uma logo simples, mas que expressa muito. Um aviãozinho de papel. É a próprio sinônimo de transformação. Criativo, nostálgico. Quem não se recorda de aprender a fazer um avião de papel, e acima de tudo, usar da imaginação para que ele alcance grandes voos. Para uma empresa que em que seu negócio é transformar a vida das pessoas através da educação, não poderia haver expressão melhor.

A marca é o 1º contato com o cliente. Ela que nos faz apaixonados ou repudiados. Ela deve se posicionar no coração, na mente e no espírito do cliente. Ela que nos traz a segurança em que o mundo pode desabar a qualquer momento, mas ok, tudo no final ficará bem. Estamos protegidos. E sua empresa, que marca ela quer deixar no mundo.

Fonte: Mundo do Marketing