Notícia

Pesquisa: Fintechs estão superando os bancos (e você pode aprender com elas)

16/12/19

A pesquisa “O mercado de Fintechs”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o SPC Brasil e o Sebrae, revelou que, para 47% das pessoas, o serviço das fintechs é melhor que o de bancos tradicionais. A mesma pesquisa indica que 8 em cada dez pessoas enxerga os serviços como melhores ou iguais aos dos bancos, conforme informou o site Meio & Mensagem.

Mas, afinal, o que são as ‘fintechs’?

São chamadas de Fintechs as startups que trabalham no setor financeiro e se utilizam de novidades tecnológicas para otimizar seus serviços entrar no mercado. Com isso, elas passam a fazer concorrência com os bancos tradicionais.

Entre as fintechs mais conhecidas no mercado estão o aplicativo de pagamento PicPay, a plataforma de seguros Bidu, a plataforma de gestão Conta Azul, e o serviço de cartão de crédito Nubank.

Fintechs e o serviço:

A pesquisa divulgada pelas instituições indicou alguns dados importantes relacionados ao serviço prestado por estas empresas:

Dentre os pontos positivos das fintechs:

  • 49% dos entrevistados pontuaram as taxas e tarifas;
  • 42% destacaram os processos operacionais;
  • 37% indicaram a qualidade dos serviços;

Os entrevistados também pontuaram as vantagens e desvantagens dos serviços:

  • 41% veem vantagem em se fazer tudo pelo celular;
  • 35% enxergam a vantagem da redução de burocracia;
  • 33% valorizam a comodidade;
  • 32% entendem como vantagem a isenção de taxas;
  • 40% acreditam que a possibilidade de ter uma conta invadida é uma desvantagem;
  • 29% gostariam de um atendimento mais pessoal;

Como aprender com elas:

Baseados na pesquisa, podemos entender a importância de se investir na prestação de serviços da sua empresa. Afinal, sua empresa não precisa ser uma Fintech para se utilizar da tecnologia para melhorar os serviços.

Dependendo do serviço ofertado pela sua empresa, você pode desenvolver aplicativos focados no cliente, ou alguma forma de fazê-lo efetuar uma compra ou realizar uma ação por meio do telefone móvel.

Se sua empresa vende produtos, ela tem um site responsivo? Se os clientes reclamam do serviço, você já tentou personalizar o atendimento e ter alguém para cuidar apenas disso? O mais interessante de analisar em relação às fintechs é que, em comparação com as instituições mais tradicionais, elas são menos enrijecidas, então vale à pena pensar em como deixar os processos mais ágeis.