Notícia

Oportunidade: ouvintes “leves” são metade dos que ouvem podcasts

17/08/21

Dentro do universo de ouvintes de podcast, metade é formada por ouvintes “leves”, ou seja, pessoas que ouvem podcasts de uma a três vezes por mês. É o que indica uma pesquisa divulgada pela Nielsen.

Os números são referentes a maio de 2021 e indicam um crescimento de 10% nesse perfil de ouvinte em comparação com a pesquisa anterior, de 2018. Na época, os ouvintes de podcasts se dividiam de forma mais igualitária nas faixas “light” (que ouvem de 1 a 3 podcasts por mês), “medium” (4 a 9 episódios de podcast no mês) e “heavy” (10 ou mais episódios mensais). Agora, os ouvintes menos engajados formam um número maior.

Segundo Hillary Ross, da empresa Veritone One, o investimento em podcast por parte de empresas como Facebok e Spotify fez com que um público novo, consumidor de música e outras mídias, passasse a escutar mais podcasts. A mesma pesquisa também indica que a audiência dos podcasts já voltou ao patamar que tinha antes da pandemia.

Enquanto os podcasts de humor continuam sendo os mais ouvidos (43% dos ouvintes escutam programas para fazer rir), alguns gêneros ganharam mais ouvintes: ciência (aumento de 21%), ficção (21%), “true crime” (12%), artes (10%) e tecnologia (8%).

Tendências de publicidade e significados

Ainda segundo a pesquisa da Nielsen, há uma tendência de bom retorno em anúncios em podcasts para produtos de consumo rápido (como alimentos), além das áreas de finança e tecnologia. Os principais resultados estão no aumento da intenção de compra e em brand awareness (consciência de marca).

O que se espera é que alguns dos “ouvintes leves” de podcast possam gradativamente passar a consumir uma quantidade maior de programas. Essa mudança que pode ocorrer, mas também pode haver cada vez mais a chegada de ouvintes menos frequentes.

O que pode acontecer

Caso aumente o número de ouvintes “leves”, a tendência é que os episódios de podcast tenham audiências menos constantes. Isso pode aumentar o desafio dos programas em chamar atenção do público para cada episódio. No entanto, isso também pode permitir novas possibilidades a cada nova publicação. Cada episódio é uma nova oportunidade de conquistar ouvintes “leves” que ainda não conhecem o programa.