O Facebook anunciou que irá lançar ainda neste ano uma ferramenta chamada Clear History, que terá a função de apagar o histórico de atividades dos usuários na rede social. A ideia surgiu após o escândalo da empresa Cambridge Analytica, que vazou dados pessoais de milhões de pessoas para campanhas políticas.
Com a nova ferramenta do Facebook, os usuários poderão apagar seus rastros de curtidas e engajamento na rede social, impedindo que sejam coletados tantos dados acerca dos gostos e preferências. Segundo a notícia, a rede social deverá manter o acesso de aplicativos e sites à plataforma, mas sempre de forma que eles tenham acesso a dados gerais, e nunca particulares de cada um.
Ainda não há uma data específica para o lançamento da ferramenta.
As melhorias que uma ferramenta como esta podem trazer são provavelmente mais vantajosas aos usuários, que passarão a ter mais segurança sobre seus dados e privacidade. Ainda assim, até mesmo empresas anunciantes e que utilizam dados do Facebook poderão ser beneficiadas.
Podemos entender que, ao apagar dados de uso da rede social, um usuário também apagará dados mais antigos, que não fazem mais sentido dentro das suas preferências atuais. Assim, quando for necessário fazer um anúncio para pessoas que apreciam um determinado tipo de bebida, por exemplo, a marca terá a certeza de que não atingirá pessoas que mudaram a preferência nos últimos meses. Com isso, até mesmo os resultados dos anúncios e das ações pensadas por parte das páginas e marcas poderão ter resultados ainda mais certeiros, já que contarão com dados mais atualizados – especialmente se considerarmos que os usuários do Facebook não deverão utilizar esta ferramenta com tanta frequência.
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