Notícia

Mídia tem que equilibrar criatividade e efetividade

22/06/12

Jurado brasileiro da categoria, Gustavo Gaion diz que a peculiaridade de trabalharem juntas as áreas de criação e de mídia é uma vantagem do Brasil

É a primeira vez que o vice-presidente de mídia da Y&R Brasil, Gustavo Gaion, ocupará um lugar como jurado em Cannes. Mas, o festival não é novidade para o executivo. Gaion é um dos jurados do Media Lions, área que tem mais de dez anos de existência e que deu ao Brasil, no ano passado, dois Leões de Prata – “Gol Ooool”, da JWT para a Coca-Cola; e “Todas as telasbrasileiras mudaram para Semp Toshiba”, da Talent para a Semp Toshiba – e outros dois Leões de Bronze – “República Popular do Corinthians”, da F/Nazca S&S para a Nike; e “Sapatos”, da Babel para Asics. Gaion tem boas expectativas para o Brasil com a categoria. “Nos dois últimos anos, houve crescimento de inscrições de cases de mídia. No ano passado, por exemplo, houve um aumento de 80% no número de inscrições em relação a 2010”, diz. O que é importante para a indústria, afirma. Mas, o grande desafio, aponta, é equilibrar a criatividade com a efetividade.

MEIO & MENSAGEM ›› Qual é a sua expectativa para o Brasil este ano?

GUSTAVO GAION ›› O Brasil está num momento muito particular na categoria Mídia, o que nos coloca com boas expectativas. Nos últimos dois anos, houve crescimento no número de inscrições de cases das mídias especiais. De 2010 para o ano passado, por exemplo, o aumento de inscrições foi de 80%. Foram 230 cases inscritos. Mas, é um momento importante porque, além do histórico como indústria e da natureza dos cases de mídia, há um outro fenômeno, pelo qual o profissional de criação começa a olhar para a área de mídia.

M&M ›› E como isso muda a abordagem?

GAION ›› Antes, o criativo tinha a solução e olhava para a peça criativa e de que forma a adequaria para materializá-la dentro das categorias, fosse de Direct ou de Promo, mas não olhava para a categoria Mídia. A ideia agora é que tome uma forma única de criar conexão com a criatividade e estabelecer isso como mídia.

M&M ›› E o que isso significa?

GAION ›› Significa equilíbrio entre criatividade e efetividade. Percebo que não basta que a peça seja criativa se não consigo estabelecer resultado concreto e significativo para o consumidor. No geral, a perspectiva do Brasil é de um crescimento expressivo por olhar Mídia com relevância maior. A consequência natural é que teremos mais Leões.

M&M ›› E você faz alguma aposta?

GAION ›› Em 2010 e no ano passado, os resultados foram similares. Mas, em 2009, tivemos um bom resultado e podemos repetir aquele ano, com mais inscrições e mais peças. O Brasil tem, simultaneamente, vantagens e desvantagens.

M&M ›› E quais são?

GAION ›› A vantagem está em trabalhar no formato de serviço integrado entre as áreas criativa e de mídia. No cenário internacional, isso é uma desvantagem por sermos uma ilha, um ponto fora da curva. Temos, com isso, um desafio maior para defender os interesses do Brasil.

M&M ›› Qual é a sua opinião sobre os concorrentes?

GAION ›› Tem coisas boas. Em Mídia, o resultado está atrelado ao tamanho do negócio. E a Inglaterra e os EUA são mercados gigantescos, que representam maioria nos resultados.

Fonte: M&M