Vivemos em um mundo capitalista, baseado no consumo das pessoas. É esse consumo que garante o crescimento da sua empresa, independentemente do produto ou serviço ofertado. É esse mesmo consumo que, se for desenfreado, pode levar o mundo a consumir seus recursos naturais. Então, como uma empresa pode equilibrar consumo e sustentabilidade?
Primeiramente, precisamos entender um pouco melhor o que é sustentabilidade! Afinal, talvez você ainda tenha a ideia de que ser sustentável é desligar a torneira e reciclar plástico…, mas a ideia é muito mais do que isso.
O conceito de sustentabilidade, cada vez mais fundamental para o mundo, não pode ser esvaziado por meio da repetição da palavra, muitas vezes em vão. Sustentabilidade é, portanto, um sistema que integra de forma equilibrada a Proteção Ambiental, a Responsabilidade Social e a Prosperidade Econômica. Em inglês, esse tripé é chamado de “3 P’s”: planet, people, profit.
Assim sendo, uma empresa realmente sustentável precisa agir de forma a reduzir ao máximo os danos ambientais, proteger as pessoas direta e indiretamente vinculadas à sua atividade, e claro: obter lucros para se manter no crescimento. Portanto, uma empresa que não cresce não pode ser considerada sustentável.
Tudo que uma empresa pode fazer para estimular o consumo das pessoas parece, a princípio, seguir na contramão dos princípios da sustentabilidade. O mesmo pode-se dizer das medidas para proteção ambiental, que poderiam ser vistas como uma forma de aumentar ainda mais os gastos.
No entanto, basta uma análise um pouco mais detalhada para compreender que, na verdade, o caminho da sustentabilidade é o único possível no mundo em que vivemos. Entenda alguns motivos:
Sua empresa tem painéis de energia solar? A instalação destes equipamentos pode exigir um investimento grande, mas no fim das contas vão trazer muita economia com eletricidade. O mesmo pode ser dito sobre o consumo de água caso sua empresa reaproveite ou armazene água da chuva.
Além disso, o público consumidor cada vez mais se preocupa em comprar de empresas que fazem a sua parte. Então, lembre-se de mostrar às pessoas o cuidado que a sua empresa tem com os recursos finitos do planeta!
Quando o assunto é responsabilidade social, as empresas devem atentar-se às comunidades que vivem no entorno da empresa. Desde a população que mora no bairro industrial, passando pelas famílias dos revendedores, até os produtores agrícolas dos insumos necessários para o seu produto final: TODOS vão admirar mais e consumir sua marca se estiverem próximos das medidas da empresa.
Desta forma, iniciativas que valorizam a dignidade das pessoas podem levar a ótimos resultados, sem contar que inserem a empresa no tempo e espaço que ela ocupa, ou seja: aproximam a marca das pessoas como um todo, fazendo com que ela seja muito mais do que apenas um produto, mas uma entidade presente na vida das comunidades que se relacionam ou venham a criar relações com as marcas.
É possível equilibrar consumo e sustentabilidade! Basta ter criatividade e procurar maneiras que façam sentido para o seu negócio!
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?