Notícia

Instagram já é maior que o Facebook, mas não no Brasil

17/05/21

Segundo um estudo da Socialbakers publicado pelo portal B9, o Instagram já é 34,7% maior que o Facebook, tendo aumentado o número de interações e engajamento com o público durante a pandemia. Mesmo assim, as marcas publicam 61,9% a mais na primeira rede social de Mark Zuckerberg. Isso ocorre porque, segundo Alexandra Avelar, do Socialbakers, o Facebook continua sendo melhor para atingir públicos específicos e gerar leads. “O Instagram é altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar (…) para as empresas se mostrarem de maneira criativa”, afirma. Os números são baseados na média de diversos países.

No Brasil, no entanto, o Instagram e o Facebook são mais equiparáveis. Isso ocorre porque, embora o número de postagens das empresas seja igual nas duas redes, o Instagram ganha em interações, apesar de perder em audiência total das marcas: elas encontram um montante maior de usuários no Facebook.

Grandes empresas boicotam Facebook e ensinam sobre ambiente positivo - imagem de banco com computador no facebook

A lição básica que a pesquisa nos traz é de que é fundamental saber onde está o público-alvo da marca para chegar onde ele se encontra. Outro dado interessante é sobre o aumento da presença do público nas redes sociais pela manhã: a quantidade de usuários (fãs das grandes marcas) conectados às 5h de sexta-feira aumentou 98%.

Interação com pessoas

Embora os resultados da pesquisa indiquem uma tendência para o Brasil, que é da migração de mais usuários do Facebook para o Instagram (já que o país tende a seguir na “rabeira” de nações como os Estados Unidos), há algo a se pensar sobre a pouca interação dos tupiniquins com as marcas no Instagram. Por ser uma rede social voltada para a imagem e para o visual, e considerando que o brasileiro gosta de interagir com pessoas, é possível que haja menos interesse em marcas. Isso reforça a importância de que as marcas se aliem a influenciadores e pessoas, indo além de simplesmente estar presente na rede. A criação de personagens que deem um rosto à marca também é uma tendência.