Notícia

Globo amplia venda de conteúdo de plataformas: o que isso significa

11/01/19

Em dezembro de 2018, o Grupo Globo anunciou que a G2C (braço da companhia que negocia produtos digitais) vai passar a negociar também com empresas intermediárias. Isso significa que, agora, o maior conglomerado de mídia do Brasil vai poder vender seus produtos audiovisuais para serviços de streaming, lojas virtuais e operadoras menores, em vez de apenas com grandes grupos (Claro, Net, Sky, etc), como fazia anteriormente.

Em um futuro breve, é possível que séries, novelas e demais produtos produzidos pela Globo apareçam em famosos serviços de VOD, como Amazon, Apple, Google Play, Looke, Netflix e Transit, segundo informou o Meio e Mensagem.

O que isso significa?

Essa notícia da Globo é mais uma vitória para os serviços de streaming, e mais um passo para a consolidação da variedade no consumo de audiovisual. Quando uma empresa gigante faz uma movimentação dessas, ela leva outras empresas menores a fazerem o mesmo, e fortalece um mercado que cresce a todo vapor.

Com isso, o comportamento do consumidor mudará cada vez mais, assim como a atenção para a publicidade.

Vamos aos números:

Segundo uma pesquisa da Ampere Analysis, publicada pela revista The Hollywood Reporter, em 2019 o streaming deve superar o faturamento das bilheterias do cinema no mundo todo. No Brasil, segundo a Pesquisa TIC Domicílios, realizada em julho de 2018, o índice de pessoas que assiste a filmes online aumentou de 49% para 71% entre 2012 e 2017.

As conclusões são claras:

Segundo a IAB (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital nos Estados Unidos ultrapassou, em valores, a publicidade em TV. Mais do que apenas aumentar a publicidade digital, o comportamento das pessoas exige e exigirá cada vez mais que se personalize a publicidade para as pessoas. Customizar anúncios, atingir cada um como um indivíduo diferente e ainda utilizar as informações das redes sociais para esse fim já precisam ser realidade a todos.

Mais importante ainda é ter uma comunicação que gere valor ao público. Só assim será possível estar na mente das pessoas.

A Globo sabe disso e já entendeu que as propagandas na TV aberta deixarão de ser sua principal fonte de renda.