Notícia

Geração Z é mais impactada por publicidade

16/07/24

Uma pesquisa recente da Mosaico, empresa do Banco Pan e dona das plataformas Zoom e Buscapé, mostrou que a Geração Z está mais propensa a escolher suas compras com base em campanhas publicitárias. Nesta pesquisa, a Geração Z, nascida entre 1997 e 2010 (ou seja, atualmente na faixa dos 14 aos 26 anos, em média), se aproxima dos Baby Boomers (nascidos de 1945 a 1964, com 60 a 79 anos).

Campanhas publicitárias ou ações com influenciadores impactam na decisão de compra de 94% dos mais “zillenials”, enquanto os Boomers estão nos 84%, acima das gerações X e Y.

É na hora de fazer a compra que as gerações se diferenciam. Enquanto 46% dos jovens da geração Z fazem compras online, sendo 51% com preferência por pagamentos digitais, as Boomers preferem compras em lojas presenciais (74%), ainda que também optem por pagamento digital (53%).

Diferenças geracionais

Atualmente, considerando as pesquisas de consumo e estudos sobre as gerações, e sabendo que a Geração Alpha (nascida de 2010 a 2020) ainda é jovem para se inserir no mercado diretamente, é interessante notar como são os Millennials (Geração Y) que se diferenciam. Trata-se da geração que cresceu com acesso à internet e redes sociais, mas viveu o período anterior, sem o mesmo acesso, o que pode ter deixado um rastro de sonho da internet como espaço democrático, algo que deu lugar a um comportamento bem mais pragmático na Geração Z.

Outro dado importante da pesquisa indica que a Geração Z é mais fiel às marcas. Outra pesquisa já indicava que 61% dos “zillennials” se definem como superfãs de algo ou alguém. Isso é importante para compreender como esses jovens gostam de relevância cultural e engajamento em causas, o que indica que eles são conectados com a ideia de “fazer parte” de um todo que vai além da publicidade pura e simples.

Assim sendo, enquanto os Baby Boomers podem ser impactados pela publicidade “pura”, a Geração Z tende a ser influenciada pelo conjunto “publicidade + conteúdo de marca”. É por isso que o investimento em conteúdo, de forma geral, pode fazer toda a diferença na fidelização de clientes, visto que eles passam a valorizar também a força da marca e o valor agregado a ela.

É por isso que o Design Estratégico e a construção de um ambiente propício em torno das marcas permitem aumentar as vendas, ainda mais com essa geração que se consolida como uma das principais a serem conquistadas, já que é ela quem está entrando no mercado de trabalho atualmente.

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