

Você sabe quais as principais empresas sustentáveis no Brasil? No mundo afetado pela mudança climática, a sustentabilidade empresarial e o ESG já deixaram de ser diferenciais e se tornaram necessidade. No Brasil, inúmeras empresas conseguem atuar de forma colaborativa com a comunidade e o meio ambiente, desde pequenos empreendimentos a grandes instituições.
Para pensar em ideias e inspirações brasileiras, decidimos nos basear em uma lista criada pela revista TIME e a plataforma Statista. Com base nas medidas de ESG e no desempenho econômico, a lista traz uma pontuação e ranking das melhores empresas do mundo em crescimento sustentável.
Entre os muitos fatores avaliados, estão incluídos o uso de energia renovável, consumo de água e manejo de resíduos.
Vamos conferir algumas das principais medidas de algumas das empresas sustentáveis de maior destaque no Brasil.
As medidas de sustentabilidade da OdontoPrev incluem a neutralização de emissões de carbono, redução de resíduos como papel e plástico, bem como o uso de tecnologias digitais para eliminar materiais físicos. A agência de seguro odontológico promove iniciativas sociais e ambientais, como o projeto “Expedição Ondas Limpas na Estrada”, que mapeia a poluição marinha, e programas de doação de planos odontológicos para crianças e jovens em vulnerabilidade.
No que diz respeito à neutralização de carbono, a empresa atua com carbono neutro e atuou para reduzir o consumo de energia e água, além de instalar placas de energia solar, e por isso se destaca entre as empresas sustentáveis.
Além de atuar com projeto de neutralização de emissões de carbono até 2025, a empresa busca “positivar” as emissões até 2030 e aposta na combinação de fontes eólicas e hídricas para entregar energia renovável 100% constante.
A empresa de energia elétrica, incorporada recentemente pela Auren Energia, atua no reflorestamento de bordas de reservatórios e recuperação de áreas ocupadas, com o objetivo de aumentar em 20% o reflorestamento até 2030, e ainda atua em iniciativas de repovoamento de peixes na bacia do rio Tietê.
A Arezzo&Co também implementa diversas medidas de sustentabilidade, que são organizadas em três pilares: produção responsável, meio ambiente saudável e pessoas empoderadas.
As ações da líder de calçados, bolsas e acessórios incluem metas de rastrear 100% da cadeia de fornecedores até 2030, a fim de garantir boa origem das matérias primas, bem como aumentar o uso de materiais sustentáveis e reduzir emissões de carbono em 30%.
A empresa atua para trabalhar apenas com fornecedores homologados e qualificados, de forma a garantir que o processo de fabricação utilize apenas fontes sustentáveis de água e energia.
Um dos focos do Grupo Fleury está na gestão de resíduos, o que inclui coleta seletiva, destinação de materiais específicos e reuso. A redução de impacto ambiental é buscada pela eficiência energética, captação e reuso de água da chuva.
Vale destacar que, no grupo de serviços médicos, que está entre as empresas sustentáveis de destaque, a coleta seletiva é praticada desde os anos 1990. Além disso, a empresa promove programas sociais de acesso à saúde e um comitê de ESG.
A instituição financeira PagBank, antes conhecida como PagSeguro, adota medidas de sustentabilidade em três frentes principais: inclusão financeira e social, governança (ESG) e iniciativas ambientais.
Além da contratação de grupos vulneráveis por meio do programa PagTalents, a empresa promove diversidade, educação financeira e adoção de práticas de eficiência energética. O foco no social permite que a empresa tenha cada vez mais mulheres trabalhando com tecnologia, e ainda promove educação financeira de forma a democratizar o acesso aos produtos e serviços.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?