Sem categoria

Empresa local: como usar o SEO do Google para colocar seu negócio no topo das buscas

05/02/26

Se você tem uma empresa local, como um restaurante, agência ou até mesmo uma escola de cursos livres, por exemplo, é bem provável que você tenha pensado que o investimento em SEO não é para você. Mentira!

Na verdade, quando se trata de conquistar clientes na sua própria cidade, o SEO local pode ser uma das estratégias mais poderosas, na verdade.

É cada vez mais comum que as pessoas pesquisem por produtos e serviços acompanhados do nome da cidade, bairro, ou o termo “perto de mim” no Google. Isso faz com que seja fundamental estar bem ranqueado na plataforma de busca para qualquer empresa, a despeito de seu tamanho e abrangência.

A importância do SEO para uma empresa local

Trabalhar o SEO de uma empresa local não é mais simples ou mais complexo que outros tipos: trata-se apenas de direcionar para que a empresa seja encontrada por pessoas das proximidades. Você passa a disputar apenas com concorrentes da região, mas isso não significa que os desafios não existirão.

A ideia é ser encontrado quando alguém buscar por “clínica odontológica em Belo Horizonte”, “pizzaria no Tatuapé” ou apenas “melhor hamburgueria no Centro”, por exemplo. Sabemos que o Google entrega resultados baseados na localização do usuário, e para isso o negócio deve estar otimizado. Perder essa oportunidade significa perder uma grande quantidade de clientes.

Os benefícios de estar facilmente “encontrável” na busca podem ser muito rápidos. Entre eles, podemos citar: maior visibilidade para quem está realmente próximo e, portanto, tem potencial de tornar-se cliente; aumento de visitas ou contatos com pedidos (a depender do serviço ou produto oferecido); e credibilidade quase instantânea.

Ações para tomar e chegar ao topo da região

1- Otimizar o Google Meu Negócio

Garanta que sua empresa tem fotos atualizadas, descrição clara, horário de funcionamento, categorias corretas e postagens frequentes. Isso vai fazer toda a diferença!

2- Usar palavras-chave regionais

Na hora de definir as palavras-chave e até mesmo de escrever os textos descritivos, seja no Meu Negócio, seja nas redes sociais, por exemplo, é fundamental usar termos como o nome da cidade, ou “no bairro X” ou “perto de mim”. Tudo isso ajuda o Google a entender onde fica sua empresa.

3- Ter avaliações reais de clientes

Sim! Aquelas famosas estrelinhas, com notas dos clientes, influenciam diretamente o ranking. Quanto mais avaliações positivas, maior a chance de aparecer no topo. Você pode pedir aos clientes que façam avaliações, contar com a ajuda de amigos, e até mesmo fazer ofertas para quem puder contribuir com uma avaliação!

4- Produzir conteúdo regional

Que tal escrever sobre a cidade ou o bairro em seu blog? Também é uma boa ideia postar sobre a cidade, o bairro ou a região nas redes sociais: isso vai reforçar ainda mais a presença local. Use hashtags, marque perfis da mídia local ou de influenciadores regionais! Tudo isso pode ajudar muito seu negócio.

5- Ter informações consistentes

Por fim, vale a pena citar a importância de ter seu endereço, telefone e nome da empresa registrados de forma correta em todos os lugares, desde o site aos diretórios locais, perfis em redes sociais etc. Qualquer inconsistência pode atrapalhar na chegada de novos clientes!

Conquistar quem mora perto é incrível!

Negócios que investem em SEO local não apenas aparecem mais, mas também vendem mais. Apostar em tudo isso é uma estratégia acessível, eficiente e totalmente alinhada ao comportamento atual do consumidor.

Se a sua empresa local quer ser encontrada por quem está pertinho, o SEO com certeza é o caminho mais rápido para o topo do Google.