Se você nunca criou um vídeo para sua empresa, é porque nunca teve essa necessidade antes! Ou pode ser que sua empresa tenha iniciado as operações há pouco tempo. Portanto, é normal ter dúvidas: “por onde eu começo?”.
Certamente um vídeo institucional ou de apresentação da sua empresa terá diversos objetivos: conquistar mais clientes, fortalecer a imagem para parceiros, melhorar portifólio, mudar a percepção do público, entre outros. No entanto, é importante determinar o ponto principal do vídeo com base na divulgação dele. Você vai exibir aos colaboradores no evento anual? Vai veicular na TV ou outro canal? Ou vai divulgar nas redes sociais?
Ao determinar o principal foco do vídeo, você passa a ter uma clareza melhor de como decidir as próximas etapas da produção.
Sua empresa é um hotel cujo forte é a localização? Então mostre os arredores do local. Sua padaria é famosa pelos doces? Então o vídeo vai precisar mostrá-los com alta qualidade de imagem. Mas se o seu escritório tem como ponto forte a credibilidade dos profissionais, eles deverão ser os protagonistas de um vídeo muito bem produzido. Se a empresa ainda não tem uma estrutura física, você pode trabalhar com ideias abstratas e até mesmo animações.
Os pontos fortes a serem destacados devem nortear também a forma como o vídeo será feito, ou seja, o tipo de trilha sonora e o formato do vídeo. Afinal, um vídeo que busca reforçar a qualidade da comida de um estabelecimento precisa de apelo na imagem, enquanto um vídeo formal da área de engenharia, por exemplo, talvez necessite de uma locução.
Antes de iniciar as filmagens propriamente ditas, você deverá criar um roteiro com as falas, entrevistas, cenas e até mesmo os letterings. A melhor opção é contratar uma equipe para realizar o projeto: eles farão o roteiro baseado na experiência prévia. Se isso ocorrer, basta transmitir aos roteiristas o seu briefing (um resumo de tudo que deve estar no vídeo).
Faça um documento com os objetivos do vídeo, o tom desejado, o tempo de duração ideal, e busque até mesmo referências de vídeos feitos por outras empresas (ou até mesmo filmes e séries). É fundamental que a equipe de filmagem conheça bem a realidade da empresa, os produtos ou serviços, bem como os valores que norteiam o seu negócio.
Com um bom briefing e a ideia principal do vídeo em mente, tudo fica mais fácil para a equipe que realizará a produção.
Se você tem dúvidas ou gostaria de orientações na hora de criar um vídeo para sua empresa, entre em contato com a ISSOaí Design!
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?