Notícia

Como se preparar para 2024 – tendências para ficar de olho

15/12/23

2024 vem aí. Com um novo ano despontando no horizonte, brota nos jardins das empresas a necessidade de atentar-se a tendências para o futuro. Afinal, uma das melhores formas de lidar com o presente é buscar prever o futuro e o que vem por aí no mercado!

Pensando nisso, decidimos procurar algumas das tendências mais importantes para 2024, que devem estar no radar de diversos setores. A palavra-chave da vez é “regulamentação”. Quer entender por quê? Então vem com a gente:

1- Legislação e regulamentação da IA

Se o tema “Inteligência Artificial” dominou as conversas ao longo de 2023, o ano de 2024 deve vir com força no que diz respeito à legislação relacionada ao tema. É normal: sempre que uma nova tecnologia impacta a vida das pessoas, faz-se necessário que sejam criadas leis para proteger a sociedade. Fazendo uma comparação didática, basta lembrarmos que os semáforos só foram desenvolvidos quando as cidades ficaram repletas de carros!

Além de projetos de leis, a IA certamente vai exigir muitos debates sobre como prevenir os problemas que ela pode causar, bem como valorizar seus pontos positivos.

2- Realidade aumentada

O uso de tecnologias de realidade aumentada tem tudo para ganhar destaque no ano que se inicia. Segundo matéria da Forbes, o surgimento de displays flexíveis e transparentes pode facilitar o uso dessa tecnologia, especialmente em ambientes educacionais.

O fato de a realidade aumentada permitir visualizar elementos virtuais em um cenário real pode contribuir com áreas como a arquitetura e engenharia, mas também já vem sendo aplicada em sites de vendas, onde seria possível visualizar a aplicação de um produto, por exemplo.

3- Economia acelerada nos mercados emergentes

Ainda segundo a Forbes, o ano de 2024 deve continuar com a chamada “economia das duas velocidades”. Especialistas preveem que os países mais avançados devem seguir com o freio de mão puxado em função de dificuldades (especialmente a China com suas crises imobiliárias), mas os mercados emergentes devem seguir acelerando.

4- B2B 2.0: o marketplace industrial

A nova realidade das vendas B2B (Business to business) é a do marketplace industrial. Isso significa que as vendas para grandes indústrias serão cada vez mais realizadas por meio de plataformas que conectam compradores e vendedores na chamada “dança digital”. A tendência é que as empresas B2B evoluam para se tornarem ferramentas de relacionamento.

5- Redes sociais de nicho e mais regulamentação

Se o Facebook, Instagram e TikTok reinam quando o assunto é rede social, prepare-se para ver um crescimento das redes sociais mais nichadas. A comunidade de jogos se concentra na Twitch, o mercado B2B e profissional deve continuar forte com o LinkedIn, e redes como WeChat, Reddit, QQ, QZone, Discord, entre outras, devem ganhar mais protagonismo com grupos específicos, merecendo a atenção das empresas conforme suas necessidades.

Assim como as ferramentas de IA, as redes sociais também devem ganhar mais debates acerca da regulamentação, especialmente no que diz respeito ao controle dos usuários que utilizam esses espaços para praticar crimes.