Dicas

Como criar um podcast educativo

18/09/24
Como criar um podcast educativo

Já pensou em fazer um podcast educativo?

Produzir podcasts é sempre uma ótima opção para quem busca fidelizar público ou desenvolver um projeto na internet baseado em conteúdo. Se a sua proposta é fazer um podcast educativo, podem surgir alguns desafios à sua frente.

Afinal de contas, existe uma enorme diferença entre produzir conteúdo com objetivos diversos, que incluem entreter e informar, e produzir conteúdo voltado a educar o público.

Se você deseja criar um podcast educativo, confira algumas dicas importantes.

Estude bem o seu público e ensine o que ele precisa

A dica fundamental para qualquer podcast e qualquer produto a ser criado se torna mais importante no podcast educativo: determine um público específico e pense sobre o que ele realmente precisa saber. Que conteúdo vai ajudar a audiência e realmente fazer sentido dentro do seu projeto?

Tudo vai variar bastante conforme o tipo de podcast e projeto, mas o importante é saber exatamente com quem você está falando. Isso pode ser feito com base nas pesquisas de público das suas redes sociais, por exemplo (pois você descobre quem consome seu conteúdo), mas também em função de uma escolha de quem você realmente deseja alcançar (se você optar por mirar em um perfil específico de audiência e crescê-la a partir do podcast).

Fale do que você entende – ou procure quem realmente sabe!

Não tem nada pior em um podcast educativo do que trazer informações rasas e conteúdo simplificado. O primeiro passo, portanto, é entender o máximo possível do assunto, seja porque você já é um especialista, seja porque estudou o assunto. Caso isso não seja possível, o segundo passo é ainda mais importante: procure quem realmente entende do tema para ajudar na produção do roteiro ou para entrevistar no episódio, por exemplo.

A preocupação com o conteúdo deve ser primordial em todos os podcasts, mas os que têm a proposta de ser educativos devem redobrar os cuidados, já que erros e incorreções podem ser mais danosos.

Seja sério, mas tenha bom-humor!

Um podcast educativo precisa garantir seriedade na forma como trata os assuntos abordados. No entanto, é possível fazer isso com bom humor e tom agradável, evitando que o programa seja enfadonho ou sisudo demais.

A comunicação, especialmente quando é apenas por meio de áudio, precisa ter nuances e simpatia de quem conta a história ou realiza a conversa. Lembre-se sempre que a maioria das pessoas ouve podcast enquanto realiza outras atividades, por isso é necessário que ela tenha uma experiência positiva. Além disso, vale destacar a importância de que o programa tenha pausas ou um ritmo alternado, com trilha sonora ou algum tipo de “quebra”, para que não haja monotonia. Acredite: isso faz toda a diferença!

Aposte na inovação e pioneirismo

Um podcast educativo deve lidar com informações e conteúdo de alto nível. E quando se trata de atender ao público ouvinte com o melhor conteúdo possível, é claro que devemos nos atentar àquilo que está sendo discutido no momento. Se o seu programa fala sobre sustentabilidade, por exemplo, ele certamente terá que falar sobre as questões relacionadas à emergência climática. No entanto, uma questão que pode ajudar seu programa a ter mais credibilidade é abrir espaço para aquilo que ainda não chegou ao debate principal na sociedade.

Imagine, por exemplo, um podcast educativo que falava sobre questões climáticas anos antes do momento atual: ele certamente terá sido vanguarda no tema. Seja qual for o assunto, é possível se antecipar aos problemas futuros e já falar deles (e para isso acontecer, é preciso ser especialista ou pesquisar profundamente do assunto). Quando esses problemas se tornarem um debate mais presente na sociedade, seu público vai se sentir privilegiado, dando valor ao seu podcast educativo!